Show simple item record

dc.contributor.authorFaria, Giovana Amelini
dc.date.accessioned2023-04-10T20:14:41Z
dc.date.available2023-04-10T20:14:41Z
dc.date.issued2023-04-06
dc.identifier.citationFARIA, Giovana Amelini. Explorando o teorema de Pitágoras: uma análise crítica de materiais didáticos e uma proposta de ensino utilizando-se dobradura.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17671.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17671
dc.description.abstractGeometry is a branch of mathematics that is of fundamental importance for the intellectual formation of students. The main objective of this research was to propose a lesson plan for teaching the Pythagorean Theorem through folding. The secondary objectives were to carry out a critical analysis of the Geometry approach, especially the Pythagorean Theorem, in the didactic materials of the Government of the State of São Paulo. In addition, I carried out an analysis on the approach of the Pythagorean Theorem and folding in the materials proposed by the Brazilian Mathematical Olympiad (OBMEP). Based on these two materials, I proposed a teaching plan, concerned with the use of playful methodology and folding. It is known that the Pythagorean Theorem is present in several subjects of Mathematics as in questions of the Brazilian entrance exams and, therefore, we must provide the significant teaching of this subject to make the journey of the students more relevant. Therefore, the main commitment of this work also becomes the responsibility for the mathematics education of our students, creating possibilities for them to be protagonists in the construction of their knowledge. This work was an analysis and theoretical proposal, not being applied in a school environment, therefore, the results collected are merely of a technical and analytical nature. It can be concluded that the OBMEP materials present contents demonstrating the importance of mathematical formalism, in addition to proposing playful attitudes to work with students. The materials from the State of São Paulo present a significant number of exercises, however, there is no suggestion of recreational activities. The OBMEP materials served as inspiration for the preparation of teaching plans.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectTeorema de Pitágoraspor
dc.subjectDobraduraspor
dc.subjectEnsino lúdicopor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectPythagoras’ Theoremeng
dc.subjectPlayful Teachingeng
dc.titleExplorando o teorema de Pitágoras: uma análise crítica de materiais didáticos e uma proposta de ensino utilizando-se dobradura.por
dc.title.alternativeExploring the Pythagorean theorem: a critical analysis of didactic materials and a teaching proposal using folding.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pompeu Junior, Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7146270419829114por
dc.description.resumoA Geometria é um ramo da matemática que tem importância fundamental para a formação intelectual dos estudantes. O objetivo central dessa pesquisa foi propor um plano de aula para o ensino do Teorema de Pitágoras através de dobraduras. Os objetivos secundários foram realizar uma análise crítica sobre a abordagem da Geometria, especialmente do Teorema de Pitágoras, nos materiais didáticos do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, realizei uma análise sobre a abordagem do Teorema de Pitágoras e das dobraduras nos materiais propostos pela Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP). Baseando-se nesses dois materiais propus um plano de ensino, preocupando-se com o uso da metodologia lúdica e dobraduras. Sabe-se que o Teorema de Pitágoras está presente em diversos assuntos da matemática como em questões dos vestibulares brasileiros e, portanto, devemos proporcionar o ensino significativo deste tema para tornar a jornada dos alunos mais relevante. Portanto, torna-se também compromisso principal desse trabalho a responsabilidade com a educação matemática de nossos alunos, criar possibilidades para que sejam protagonistas na construção do seu conhecimento. Esse trabalho foi uma análise e proposta teórica, não sendo aplicado em ambiente escolar, portanto, os resultados colhidos são, meramente, de caráter técnico e analítico. Pode-se concluir que os materiais da OBMEP apresentam os conteúdos demonstrando a importância do formalismo matemático, além de propor atitudes lúdicas para trabalhar com os alunos. Os materiais do Estado de São Paulo apresentam um número expressivo de exercícios, no entanto, não há a sugestão de atividades lúdicas. Os materiais da OBMEP serviram de inspiração para a elaboração dos planos de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil