dc.contributor.author | Villens, Isabela Malospírito | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T17:09:36Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T17:09:36Z | |
dc.date.issued | 2023-03-20 | |
dc.identifier.citation | VILLENS, Isabela Malospírito. Consumo sustentável e alternativa para o consumidor: o combate ao fast-fashion. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Lagoa do Sino, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17766. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17766 | |
dc.description.abstract | Consumption is considered a generational inheritance, as it has been present since the beginning
of humanity and, like society, it is also marked by evolutions. Linked to this, there is a need for
acceptance and accessibility, which ends up sacrificing some pillars, such as the environment.
Fast fashion, a production model known for its mass production, speed in production and
delivery, low prices, and fast life cycles, is currently the subject of investigations, as its
consumption means greater extraction of environmental resources and greater waste generation.
Therefore, in order to change the scenario, companies are mobilizing to find more sustainable
and accessible solutions for consumers. Thus, this study, through a descriptive research with a
non-probabilistic convenience sampling technique, aimed to discover and understand the
motivations of fast fashion consumers' purchasing behavior, as well as possible sustainable
alternatives. The specific objectives were to identify the consumer profile, analyze the reasons
for their choices, consolidate the main stores, and propose sustainable suggestions based on the
literature. The results show that the majority of consumers are employed, between 20 and 30
years old, predominantly female, with a monthly income above R$1,000. The main influencing
factors were the fit of the clothes and the price, while the reason for discarding them was
because they no longer fit. Finally, regarding sustainability perception, there is some concern
about the continuation of excessive consumption and the lack of concern about the impacts of
fast fashion. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Fast-fashion | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Accessibility | por |
dc.subject | Consumption | por |
dc.subject | Sustainability | por |
dc.title | Consumo sustentável e alternativa para o consumidor: o combate ao fast-fashion | por |
dc.title.alternative | Sustainable consumption and alternative for the consumer: the fight against fast-fashion | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Neves, Anne Alessandra Cardoso | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5825341428803511 | por |
dc.description.resumo | O consumo é considerado uma herança de gerações, pois está presente desde os primórdios da
humanidade e, assim como a sociedade, também é marcado por evoluções. Atrelado a isso, temse a necessidade por aceitação e acessibilidade, que acaba por sacrificar alguns pilares, como o
do meio ambiente. O fast-fashion, modelo produtivo conhecido por sua produção em massa,
rapidez na produção e entrega, preços baixos e ciclos de vida rápidos, atualmente já é alvo de
investigações, uma vez que seu consumo significa maiores extrações de recursos ambientais e
maior geração de resíduos. Sendo assim, a fim de modificar o cenário, empresas vêm se
mobilizando em busca de soluções mais sustentáveis e acessíveis ao consumidor. Dessa forma,
o presente estudo, através de uma pesquisa descritiva com técnica de amostragem não
probabilística por conveniência, procurou como objetivo geral descobrir e compreender as
motivações de compra do consumidor de fast-fashion e quais as possíveis alternativas
sustentáveis e como objetivos específicos identificar o perfil do consumidor, analisar o motivo
de escolha, consolidar as principais lojas e propor sugestões sustentáveis com base na literatura.
Os resultados mostram que o perfil da maioria dos consumidores são de empregados, com idade
entre 20 e 30 anos, predominantemente do sexo feminino e com uma renda mensal acima de
R$1.000,00, sendo que principal fator influenciável foi considerado o caimento da roupa e
preço, enquanto o motivo de descarte seria devido às peças não servirem mais. Por fim,
referente à percepção de sustentabilidade, existe uma certa preocupação quanto à continuação
do consumo exagerado e a falta de preocupação frente aos impactos do fast-fashion. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Lagoa do Sino | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8913098723069177 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Ambiental - EAm-LS | por |