dc.contributor.author | Aniceto, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T12:40:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T12:40:31Z | |
dc.date.issued | 2022-06-10 | |
dc.identifier.citation | ANICETO, Gabriela. Nomeação em crianças pequenas. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18071. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18071 | |
dc.description.abstract | The gap left by Skinner's lack of analysis of listener behavior in 1957 led researchers to
study listener behavior, its development and its role in verbal behavior. Considering the
role of listener as a requirement for the acquisition and maintenance of speaker behavior,
it seems essential to study listener behavior as a condition to explain verbal behavior.
Therefore, this thesis was divided into two studies. Study 1 was a conceptual work whose
objectives were i) to map and characterize the Theory of Naming, analyzing its
developments in relation to its conceptual and empirical aspects and its theoretical and
empirical limitations and ii) to present and discuss the advances brought in the Theory of
Development of Verbal Behavior, in relation to the Theory of Naming. Study 2 was a
case study of a 27-month-old child at risk for language development according to the
Denver II Developmental Screening Test. The participant was exposed to a teaching
procedure structured in MEI with the objective of verifying the emission of the echoing
behavior and of selecting for the emergence of naming, relating the child's performance
in the teaching procedure with the data collected by the Denver II Test. It is concluded
that future studies can use verbal landmarks and their prerequisites to identify the
behaviors installed in the children's repertoire and, thus, from this point onwards to the
proposition of child development programs that aim at the teaching/emergence of naming.
. In addition, future empirical studies can verify the behaviors of imitation and generalized
imitation before exposing children to the structured teaching procedure in MEI, so that
the operants in rotation are in accordance with the skills already identified and to be taught
for emergence of appointment. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Nomeação | por |
dc.subject | Ecoico | por |
dc.subject | Tato | por |
dc.subject | Ouvinte | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.title | Nomeação em crianças pequenas | por |
dc.title.alternative | Naming in young children | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.description.resumo | A lacuna deixada pela ausência de análise do comportamento de ouvinte por Skinner, em
1957, levou pesquisadores a estudarem o comportamento do ouvinte, o seu
desenvolvimento e o seu papel no comportamento verbal. Considerando o papel de
ouvinte um requisito para a aquisição e manutenção do comportamento de falante, parece
imprescindível estudar o comportamento do ouvinte como condição para explicar o
comportamento verbal. Para tanto, esta tese foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 foi
um trabalho conceitual cujos objetivos foram os de i) mapear e caracterizar a Teoria da
Nomeação, analisando os seus desdobramentos em relação aos seus aspectos conceituais
e empíricos e suas limitações teóricas e empíricas e ii) apresentar e discorrer sobre os
avanços trazidos na Teoria do Desenvolvimento do Comportamento Verbal, em relação
à Teoria da Nomeação. O Estudo 2 tratou-se de um estudo de caso de uma criança de 27
meses com risco para o desenvolvimento na área de linguagem, de acordo com o Teste
de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. O participante foi exposto a um
procedimento de ensino estruturado em MEI com o objetivo de verificar a emissão do
comportamento de ecoar e de selecionar para a emergência da nomeação, relacionandoo
desempenho da criança no procedimento de ensino com os dados coletados pelo Teste
Denver II. Conclui-se que futuros estudos podem utilizar os marcos verbais e seus prérequisitos para identificar os comportamentos instalados no repertório das crianças e,
assim, partir desse ponto para a proposição de programas de desenvolvimento infantil que
tenham como objetivo o ensino/emergência da nomeação. Além disso, futuros estudos
empíricos podem verificar os comportamentos de imitação e imitação generalizada antes
de expor as crianças ao procedimento de ensino estruturado em MEI, de modo que os
operantes em rotação estejam de acordo com as habilidades já identificadas e a serem
ensinadas para a emergência da nomeação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887136407/2017-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1200796633285284 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-8230-9324 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-4375-3232 | por |