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dc.contributor.authorAniceto, Gabriela
dc.date.accessioned2023-05-25T12:40:31Z
dc.date.available2023-05-25T12:40:31Z
dc.date.issued2022-06-10
dc.identifier.citationANICETO, Gabriela. Nomeação em crianças pequenas. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18071.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18071
dc.description.abstractThe gap left by Skinner's lack of analysis of listener behavior in 1957 led researchers to study listener behavior, its development and its role in verbal behavior. Considering the role of listener as a requirement for the acquisition and maintenance of speaker behavior, it seems essential to study listener behavior as a condition to explain verbal behavior. Therefore, this thesis was divided into two studies. Study 1 was a conceptual work whose objectives were i) to map and characterize the Theory of Naming, analyzing its developments in relation to its conceptual and empirical aspects and its theoretical and empirical limitations and ii) to present and discuss the advances brought in the Theory of Development of Verbal Behavior, in relation to the Theory of Naming. Study 2 was a case study of a 27-month-old child at risk for language development according to the Denver II Developmental Screening Test. The participant was exposed to a teaching procedure structured in MEI with the objective of verifying the emission of the echoing behavior and of selecting for the emergence of naming, relating the child's performance in the teaching procedure with the data collected by the Denver II Test. It is concluded that future studies can use verbal landmarks and their prerequisites to identify the behaviors installed in the children's repertoire and, thus, from this point onwards to the proposition of child development programs that aim at the teaching/emergence of naming. . In addition, future empirical studies can verify the behaviors of imitation and generalized imitation before exposing children to the structured teaching procedure in MEI, so that the operants in rotation are in accordance with the skills already identified and to be taught for emergence of appointment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNomeaçãopor
dc.subjectEcoicopor
dc.subjectTatopor
dc.subjectOuvintepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleNomeação em crianças pequenaspor
dc.title.alternativeNaming in young childreneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gil, Maria Stella Coutinho de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673770301699940por
dc.description.resumoA lacuna deixada pela ausência de análise do comportamento de ouvinte por Skinner, em 1957, levou pesquisadores a estudarem o comportamento do ouvinte, o seu desenvolvimento e o seu papel no comportamento verbal. Considerando o papel de ouvinte um requisito para a aquisição e manutenção do comportamento de falante, parece imprescindível estudar o comportamento do ouvinte como condição para explicar o comportamento verbal. Para tanto, esta tese foi dividida em dois estudos. O Estudo 1 foi um trabalho conceitual cujos objetivos foram os de i) mapear e caracterizar a Teoria da Nomeação, analisando os seus desdobramentos em relação aos seus aspectos conceituais e empíricos e suas limitações teóricas e empíricas e ii) apresentar e discorrer sobre os avanços trazidos na Teoria do Desenvolvimento do Comportamento Verbal, em relação à Teoria da Nomeação. O Estudo 2 tratou-se de um estudo de caso de uma criança de 27 meses com risco para o desenvolvimento na área de linguagem, de acordo com o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. O participante foi exposto a um procedimento de ensino estruturado em MEI com o objetivo de verificar a emissão do comportamento de ecoar e de selecionar para a emergência da nomeação, relacionandoo desempenho da criança no procedimento de ensino com os dados coletados pelo Teste Denver II. Conclui-se que futuros estudos podem utilizar os marcos verbais e seus prérequisitos para identificar os comportamentos instalados no repertório das crianças e, assim, partir desse ponto para a proposição de programas de desenvolvimento infantil que tenham como objetivo o ensino/emergência da nomeação. Além disso, futuros estudos empíricos podem verificar os comportamentos de imitação e imitação generalizada antes de expor as crianças ao procedimento de ensino estruturado em MEI, de modo que os operantes em rotação estejam de acordo com as habilidades já identificadas e a serem ensinadas para a emergência da nomeação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipId88887136407/2017-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1200796633285284por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8230-9324por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4375-3232por


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