Show simple item record

dc.contributor.authorFaria, Camila de Paula
dc.date.accessioned2023-07-12T13:14:59Z
dc.date.available2023-07-12T13:14:59Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.identifier.citationFARIA, Camila de Paula. Efeitos de diferentes tipos de entrevista na acurácia de relato verbal de crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18263.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18263
dc.description.abstractStudies on verbal and non-verbal correspondence can be considered of great importance since reporting has a determining role in various contexts. This study focused on the forensic context, more specifically, on investigative interviews with children, and replicated the study of Sparling et al. (2011) with the purpose of investigating, from a behavioral perspective, the effects of different types of interviews (suggestive questions, repeated questions, and questions with co-witness information) on children's verbal report accuracy. Four children aged between seven and nine years participated. Children were exposed to a baseline condition, which evaluated the accuracy of the report using in a closed-question interview (“yes” or “no” answers), without the use of any of the interview techniques employed in this study. Children were then exposed to three other conditions, involving different types of interviews (suggestive questions; repeated questions and questions with information from co-witnesses) conducted by a female interviewer. A mixed design of non-concurrent multiple baseline across participants and adapted alternating treatment was employed. The results showed transient effects of interview types and variability among participants. The lowest accuracy rates were observed in P1 for questions with co-witness information; in P2 for suggestive questions and in P3 for repeated questions. P4 participant remained showing high rates of accurate responses in all experimental conditions. In general, these results replicated the findings of Sparling et al. (2011), indicating that the effect of the type of interview may vary for each individual. The need for studies with single subject designs and the possible effects of the online implementation of the procedure were discussed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorrespondência verbalpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEntrevista investigativapor
dc.subjectRelato verbalpor
dc.titleEfeitos de diferentes tipos de entrevista na acurácia de relato verbal de criançaspor
dc.title.alternativeEffects of different types of interviews on children's verbal report accuracyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515por
dc.description.resumoEstudos na área de correspondência verbal/não verbal podem ser considerados de grande importância visto que o comportamento de relatar desempenha papel determinante em diversos contextos. O presente estudo deu enfoque ao contexto forense, mais especificamente, às entrevistas investigativas com crianças, e replicou o estudo de Sparling et al. (2011) com o objetivo de investigar, sob uma perspectiva comportamental, os efeitos de diferentes tipos de entrevista (perguntas sugestivas, perguntas repetidas e perguntas com informações de cotestemunhas) sobre a acurácia de relatos de crianças durante uma entrevista. Participaram quatro crianças com idades entre sete e nove anos. As crianças foram submetidas a uma condição de linha de base, que avaliou a acurácia do relato em uma situação de entrevista com perguntas fechadas (respostas do tipo sim ou não) sem a utilização de nenhuma das técnicas de entrevista empregadas no presente estudo. Em seguida, as crianças foram expostas a outras três condições, envolvendo diferentes tipos de entrevistas (perguntas sugestivas; perguntas repetidas e perguntas com informações de co-testemunhas) conduzidas por uma entrevistadora do gênero feminino. Foi empregado um delineamento misto de linha de base múltipla não concorrente entre participantes e tratamento alternado adaptado. Os resultados demonstraram efeitos transitórios dos tipos de entrevista e variabilidade entre os participantes. Os menores índices de acurácia foram observados, respectivamente, em P1 diante das perguntas com informações de co-testemunhas; em P2 nas perguntas sugestivas e em P3 nas perguntas repetidas. O participante P4 manteve-se apresentando altos índices de respostas acuradas em todas as condições experimentais. Esses resultados replicaram, de forma geral, os achados de Sparling et al. (2011), indicando que o efeito do tipo de entrevista pode variar para cada indivíduo. Discutiu-se a necessidade de estudos com delineamento de sujeito único e os possíveis efeitos da implementação remota do procedimento nos dados obtidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7005118109610359por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil