dc.contributor.author | Silva, Monyse Rayne Damasceno da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T12:59:00Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T12:59:00Z | |
dc.date.issued | 2023-07-04 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Monyse Rayne Damasceno da. Bluesman: hibridismo entre música, videoclipe e cinema. 2023. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18579. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18579 | |
dc.description.abstract | Focusing on relations between sound and image, this study stems from Bluesman - The film (2018), by director Douglas Bernardt, which proposes a hybrid discursive strategy, bringing music, music video and cinema closer, based on songs from the homonymous phonographic album by rapper Baco Exu do Blues. Considering as premises and theoretical reference works and concepts by authors who are related to the field in question - among others, Carol Vernallis, Rodrigo Oliva and Thiago Soares -, the analysis undertaken in this dissertation intends to contribute to such debate, building it around an intermedial method. As a hypothesis, the investigation follows in order to understand the concept of “cineclipe” related to short films language is situated between cinema and music video. Therefore, reflections on Bluesman - The film are given in three perspectives (corresponding to the three chapters of this work), namely: the film; the phonographic album; and the political discourse for the affirmation of black culture. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Narrativas híbridas | por |
dc.subject | Videoclipe | por |
dc.subject | Bluesman | eng |
dc.subject | História e políticas do audiovisual | por |
dc.subject | Hybrid narratives | eng |
dc.subject | Music video | eng |
dc.subject | Audiovisual history and policies | eng |
dc.title | Bluesman: hibridismo entre música, videoclipe e cinema | por |
dc.title.alternative | Bluesman: hybridity between music, music video and cinema | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paiva, Samuel José de Holanda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7222933274927263 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Focando em relações entre som e imagem, este estudo parte de Bluesman - O filme (2018), do diretor Douglas Bernardt, que propõe uma estratégia discursiva híbrida, aproximando música, videoclipe e cinema, a partir de canções do álbum fonográfico homônimo do rapper Baco Exu do Blues. Considerando como premissas e referencial teórico trabalhos e conceitos de autores que estão relacionados ao campo em questão – entre outros, Carol Vernallis, Rodrigo Oliva e Thiago Soares -, a análise empreendida nesta dissertação pretende contribuir para tal debate, estruturando-se sobre um método intermidiático. Como hipótese, a investigação segue no sentido de compreender o conceito de “cineclipe”, relacionado a filmes de curta-metragem cuja linguagem está situada entre cinema e videoclipe. Para tanto, são dadas reflexões sobre Bluesman - O filme em três perspectivas (correspondentes aos três capítulos deste trabalho), a saber: o filme; o álbum fonográfico; e o discurso político pela afirmação da cultura negra. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6774482824053002 | por |