Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Monyse Rayne Damasceno da
dc.date.accessioned2023-09-21T12:59:00Z
dc.date.available2023-09-21T12:59:00Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.identifier.citationSILVA, Monyse Rayne Damasceno da. Bluesman: hibridismo entre música, videoclipe e cinema. 2023. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18579.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18579
dc.description.abstractFocusing on relations between sound and image, this study stems from Bluesman - The film (2018), by director Douglas Bernardt, which proposes a hybrid discursive strategy, bringing music, music video and cinema closer, based on songs from the homonymous phonographic album by rapper Baco Exu do Blues. Considering as premises and theoretical reference works and concepts by authors who are related to the field in question - among others, Carol Vernallis, Rodrigo Oliva and Thiago Soares -, the analysis undertaken in this dissertation intends to contribute to such debate, building it around an intermedial method. As a hypothesis, the investigation follows in order to understand the concept of “cineclipe” related to short films language is situated between cinema and music video. Therefore, reflections on Bluesman - The film are given in three perspectives (corresponding to the three chapters of this work), namely: the film; the phonographic album; and the political discourse for the affirmation of black culture.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapor
dc.subjectNarrativas híbridaspor
dc.subjectVideoclipepor
dc.subjectBluesmaneng
dc.subjectHistória e políticas do audiovisualpor
dc.subjectHybrid narrativeseng
dc.subjectMusic videoeng
dc.subjectAudiovisual history and policieseng
dc.titleBluesman: hibridismo entre música, videoclipe e cinemapor
dc.title.alternativeBluesman: hybridity between music, music video and cinemaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paiva, Samuel José de Holanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222933274927263por
dc.contributor.advisor-co1Miranda, Suzana Reck
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566012598222563por
dc.description.resumoFocando em relações entre som e imagem, este estudo parte de Bluesman - O filme (2018), do diretor Douglas Bernardt, que propõe uma estratégia discursiva híbrida, aproximando música, videoclipe e cinema, a partir de canções do álbum fonográfico homônimo do rapper Baco Exu do Blues. Considerando como premissas e referencial teórico trabalhos e conceitos de autores que estão relacionados ao campo em questão – entre outros, Carol Vernallis, Rodrigo Oliva e Thiago Soares -, a análise empreendida nesta dissertação pretende contribuir para tal debate, estruturando-se sobre um método intermidiático. Como hipótese, a investigação segue no sentido de compreender o conceito de “cineclipe”, relacionado a filmes de curta-metragem cuja linguagem está situada entre cinema e videoclipe. Para tanto, são dadas reflexões sobre Bluesman - O filme em três perspectivas (correspondentes aos três capítulos deste trabalho), a saber: o filme; o álbum fonográfico; e o discurso político pela afirmação da cultura negra.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6774482824053002por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil