Show simple item record

dc.contributor.authorMilhomem, Mariana Mundim
dc.date.accessioned2023-11-13T19:23:01Z
dc.date.available2023-11-13T19:23:01Z
dc.date.issued2023-08-29
dc.identifier.citationMILHOMEM, Mariana Mundim. Google style: os impactos do modelo organizacional flexível sobre os trabalhadores de uma empresa de TIC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18895.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18895
dc.description.abstractFrom the 1970s onwards, the information technology revolution led to changes not only in the technological sphere, but also contributed to the configuration of new forms of social and economic relations. The emergence of a so-called “informational economy”, associated with a flexible accumulation regime, characterizes an era marked by commercial, technological and organizational innovation, with the restructuring of traditional industry. As a consequence of these paradigm changes, a less hierarchical and more creative work model was observed, with some freedoms and specific benefits. However, this transformation also brought with it a process of precarious work, with greater emphasis on flexibility, intensification of work and the introduction of new forms of control. These trends have contributed to reconfiguring the physical space of work, making the line between leisure and work increasingly blurred. In this sense, this research sought to understand, based on a qualitative analysis, how workers perceive and experience changes in flexible management forms inspired by Google's ideal model. In this way, a case study was carried out in a digital marketing agency in São Carlos, based on interviews based on a semi-structured script and applied to its workers, as well as visits to the company, which made it possible to draw up a profile of its workers and which their perceptions about this new management model, especially its impacts on their subjectivity and the management of the border between work and leisure.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttrabalho flexívelpor
dc.subjecteconomia informacionalpor
dc.subjectgestão flexibilizadapor
dc.subjectmodelo de gestão Googlepor
dc.subjectflexible workeng
dc.subjectinformation economyeng
dc.subjectflexible managementeng
dc.subjectGoogle management modeleng
dc.titleGoogle style: os impactos do modelo organizacional flexível sobre os trabalhadores de uma empresa de TICpor
dc.title.alternativeGoogle style: the impacts of the flexible organizational model on workers in an ICT companyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pires, Aline Suelen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8860270341724853por
dc.description.resumoA partir da década de 70, a revolução das tecnologias informacionais propiciou mudanças não apenas no âmbito tecnológico, como também contribuiu para a configuração de novas formas de relações sociais e econômicas. O surgimento de uma chamada “economia informacional”, associada a um regime de acumulação flexível, caracteriza uma era marcada por inovação comercial, tecnológica e organizacional, com a reestruturação da indústria tradicional. Como consequência dessas mudanças de paradigma, observou-se um modelo de trabalho menos hierárquico e mais criativo, com algumas liberdades e benefícios pontuais. No entanto, essa transformação também trouxe consigo um processo de precarização do trabalho, com maior ênfase na flexibilidade, intensificação do trabalho e introdução de novas formas de controle. Essas tendências contribuíram para reconfigurar o espaço físico do trabalho, tornando a linha entre lazer e trabalho cada vez mais tênue. Nesse sentido, esta pesquisa buscou compreender, a partir de uma análise qualitativa, como os trabalhadores percebem e vivenciam as mudanças nas formas de gestão flexibilizadas e inspiradas no modelo ideal do Google. Deste modo, foi realizado um estudo de caso em uma agência de marketing digital de São Carlos, a partir de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado e aplicadas aos trabalhadores desta, assim como visitas à empresa, que possibilitaram traçar um perfil dos seus trabalhadores e quais as suas percepções acerca desse novo modelo de gestão, sobretudo os impactos desta em sua subjetividade e o gerenciamento da fronteira entre trabalho-lazer.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipId2018/24050-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8606641937243043por
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil