Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPrearo, Paula Aline
dc.date.accessioned2024-01-08T19:23:40Z
dc.date.available2024-01-08T19:23:40Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.identifier.citationPREARO, Paula Aline. Uma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859). 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19072.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19072
dc.description.abstractThe objective of this master's thesis is to investigate the short stories Rip Van Winkle and The legend of Sleepy Hollow - The legend of the headless horseman -, by Washington Irving, from the perspective of dialectics, in other words, of sociological criticism, as postulated by the American theorist Fredric Jameson in The political unconscious (1992) and two other great exponents, who contribute to the delineation of the theoretical contribution of the analysis: the Brazilian literary critic Antonio Candido and Roberto Schwarz, active critic in the literary sphere. In this way, we seek to investigate, in a dialogue between literature and society, or between form and content, how the two tales mobilize, in their intrinsic organization of form, the idealization of the dream of American nation-building and its identity clashes in the face of various regional, cultural, economic, and political divisions that made up a precursor and original identity of the United States, beyond the children's reading attributed to the tales nowadays. The analysis is guided by the three interpretative levels proposed by Fredric Jameson, in which the first deals with the manifest content of the work - the text itself - and its proximity to the universe of literature for children, the second deals with the social problems that interpellate the tales, and the third expands semantically, through the ideology of the form, the interpretation of the tales as inherent parts of the construction of the history of the country, of the formation of the American nation, besides clarifying, through the form itself, the reasons why the tales are attributed the classification of children's literature.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectRip Van Winklepor
dc.subjectWashington Irvingpor
dc.subjectA lenda do cavaleiro sem cabeçapor
dc.subjectFredric Jamesonpor
dc.subjectRoberto Schwarzpor
dc.subjectAntonio Candidopor
dc.subjectDialéticapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.subjectContopor
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpor
dc.subjectThe legend of sleepy holloweng
dc.subjectDialecticseng
dc.subjectThe United Stateseng
dc.subjectShort storyeng
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.titleUma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859)por
dc.title.alternativeA political reading of the short stories Rip Van Winkle (1819) and The Legend of Sleepy Hollow (1820), by Washington Irving (1783-1859)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carla Alexandra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5522506928191940por
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação de mestrado é investigar os contos Rip Van Winkle e The legend of Sleepy Hollow - A lenda do cavaleiro sem cabeça -, de Washington Irving, sob a perspectiva da dialética, em outras palavras, da crítica sociológica, como postulado pelo teórico norte-americano Fredric Jameson em O inconsciente político (1992) e outros dois grandes nomes expoentes, que contribuem para o delineamento do aporte teórico da análise: o crítico literário brasileiro Antonio Candido e Roberto Schwarz, crítico atuante na esfera literária. Desse modo, busca-se averiguar, em um diálogo entre literatura e sociedade, ou ainda, entre forma e conteúdo, como os dois contos mobilizam, em sua organização intrínseca da forma, a idealização do sonho da construção da nação norte-americana e seus embates identitários diante de diversas divisões regionais, culturais, econômicas e políticas que compuseram uma identidade precursora e original dos Estados Unidos, para além da leitura infantojuvenil atribuída aos contos nos dias atuais. A análise orienta-se pelos três níveis interpretativos propostos por Fredric Jameson, em que o primeiro lida com o conteúdo manifesto da obra - o texto em si - e sua proximidade com o universo da literatura para crianças, o segundo trata das problemáticas sociais que interpelam os contos e o terceiro amplia semanticamente, por intermédio da ideologia da forma, a interpretação dos contos como partes inerentes à construção da História do país, da formação mesmo da nação norte-americana, além de clarificar, por intermédio da própria forma, as razões pelas quais aos contos é atribuída a classificação de literatura infantojuvenil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5277481874887785por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil