Show simple item record

dc.contributor.authorGiampaolo, Rafael
dc.date.accessioned2024-02-08T19:26:20Z
dc.date.available2024-02-08T19:26:20Z
dc.date.issued2024-01-28
dc.identifier.citationGIAMPAOLO, Rafael. Pelas histórias de quem vive: pela escuta de quem conta. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19243.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19243
dc.description.abstractThis manuscript presents the Final Course Paper in which an in-depth analysis of the data constructed in the first author's master's research, under the guidance of the second author, was conducted. Thus, this article aims to present the experiences shared by Flora (a fictional name), a participant in the dissertation, as a successful and resistant experience in public school. The object of this research is the daily work of teachers in the basic education system, with the goal of understanding teachers' views on their own work, as well as the demands and roles attributed to them by school management and the community. To achieve this, through qualitative research, we collected data using two main techniques: semi-structured interviews and captioned photos. In this article, we present the data from one participant in light of the discussed references, proposing a reflection on photovoice as a way of producing historical sources, considering the perspective of microhistory and everyday life. We emphasize the potential of these methods as engaged research tools committed to the dialogical process with participants, such as listening, recording, and materializing their stories. Segments of semi-structured interview and photographs produced under the visual photovoice methodology were analyzed. From the considerations, we conclude that photovoice was a powerful tool for recording and materializing unique experiences and narratives about oneself in collectively shared daily routines. In this sense, it was possible to perceive and raise questions for photographic production as a historical source of a micro history of education, whose nuances and subtleties escape the evaluative models based on the performative model that structures what is called "quality" in education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPhotovoiceeng
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectProfessores de educação básicapor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.titlePelas histórias de quem vive: pela escuta de quem contapor
dc.title.alternativeThrough the stories of those who live: by listening to those who telleng
dc.title.alternativePor las historias de quienes viven: por la escucha de quien las cuenta cuentaspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Carla Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6417501858864106por
dc.description.resumoEste manuscrito apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso no qual foi realizado um aprofundamento das análises de dados construídos na pesquisa de mestrado do primeiro autor sob orientação da segunda autora. Desta forma, este artigo objetiva apresentar as experiências compartilhadas por Flora (nome fictício) participante da dissertação, enquanto uma experiência exitosa e de resistência na escola pública. Esta pesquisa tem como objeto o trabalho cotidiano de professores da rede básica e teve como objetivo compreender a visão dos professores sobre seus próprios trabalhos, assim como e as demandas e papéis a elas/eles atribuídos pela gestão escolar e pela comunidade. Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa, produzimos os dados por meio de duas técnicas principais: entrevistas semiestruturadas e fotos legendadas. Apresentamos neste artigo os dados de uma participante a luz dos referenciais aqui discutidos, propondo uma reflexão acerca do photovoice enquanto um modo de produção de fontes históricas, considerando a perspectiva da microhistória e do cotidiano. Enfatizamos as potencialidades destes métodos enquanto uma ferramentas de pesquisa engajadas e comprometidas com o processo dialógico junto aos seus participantes, como escuta, registro e materialização de suas histórias. Foram analisados trechos de entrevista semiestruturada e de fotografias produzidas à luz da metodologia visual photovoice. Das considerações, temos que o photovoice foi uma ferramenta potente para registrar e materializar experiências singulares e narrativas sobre si em cotidianos coletivamente compartilhados. Nesse sentido, foi possível perceber e levantar questões para a produção fotográfica enquanto uma fonte histórica de uma micro história da Educação cujas nuances e sutilezas escapam aos modelos avaliativos pautados no modelo performático, que estrutura o que se chama “qualidade” em Educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4134827174480735por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0009-5095-1828por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7079-8340por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil