Show simple item record

dc.contributor.authorSakashita, Giuliana Naomi
dc.date.accessioned2024-02-23T12:37:34Z
dc.date.available2024-02-23T12:37:34Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationSAKASHITA, Giuliana Naomi. Efeitos das variáveis gênero e sotaque do informante na confiança seletiva de pré-escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19426.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19426
dc.description.abstractChildren and adults learn new information in different ways: through direct experience and the testimony of people around them. It is therefore necessary for children to select who, among these people, is trustworthy. Recent research has revealed that children use not only epistemic criteria (e.g., who seems to have the most knowledge about a subject) but also non-epistemic cues to accept informants or information. For example, when two possible informants prove to be equally competent, young children show a preference for an informant who looks more like them (e.g., of the same gender or a native speaker of their language, as opposed to someone who speaks with an accent). When there is evidence of the same reliability history from two possible informants, will children choose the one with a similar accent to their own or the one with the same gender? To answer this question, 73 children aged between 4 and 5 years (Mage = 4 years and 6 months; SDage = 6 months) participated and were administered a selective trust task. Initially, during a familiarization phase, children were shown an animated video in which the characters narrated early parts of the story "The Three Little Pigs", which enabled them to identify the presence of an accent and the gender difference between two informants. During the test phase, the two informants provided conflicting information about the location of a lost object and the child had to choose the testimony of one of them. Participants were randomly assigned to three conditions. For each condition, there were male and female participants. In Condition 1, the two characters were a man and a woman, both with foreign accents. In Condition 2, the informants were a man with a foreign accent and a woman who is a native Portuguese speaker. Condition 3 featured a man who is a native Portuguese speaker and a woman with a foreign accent. No age effect was found in the choice of informants. Data analysis showed that children preferred informants with the same gender as their own (in detriment to those of a different gender) in all conditions. In C1 and C3, significant differences between boys and girls were found with regard to both the preference and the endorsement measures. However, in C2, a significant gender effect was only found for the preference measure. Together, these results are consistent with previous studies suggesting that informants’gender may be more important than accent in their selective trust judgments. Despite the fact that many studies on the topic have been conducted, more research investigating the relationship between different characteristics of the informants is needed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSotaquepor
dc.subjectConfiança seletivapor
dc.subjectCrianças pré-escolarespor
dc.titleEfeitos das variáveis gênero e sotaque do informante na confiança seletiva de pré-escolarespor
dc.title.alternativeEffects of informants' gender and accent on pre-school aged childreneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Debora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoCrianças e adultos aprendem novas informações de diferentes formas: pela experiência direta e pelo testemunho de pessoas a sua volta. É necessário, portanto, que as crianças selecionem quem, entre essas pessoas, é merecedor de confiança. Pesquisas recentes têm revelado que as crianças utilizam não apenas critérios epistêmicos (e.g., quem parece ter mais conhecimento sobre um assunto), mas também critérios não epistêmicos para aceitarem informantes ou informações. Por exemplo, quando dois possíveis informantes se mostram igualmente competentes, as crianças pequenas mostram preferência por um informante que se parece mais com ela (e.g., do mesmo gênero ou um nativo da sua língua, em contraste a alguém que fala com sotaque). Mas quando houver evidências de um mesmo histórico de confiabilidade de dois possíveis informantes, as crianças escolherão quem possui sotaque semelhante ao seu ou quem é do mesmo gênero? Para responder essa pergunta, a presente pesquisa contou com a participação de 73 crianças entre 4 e 5 anos (Midade = 4 anos e 6 meses; DPidade = 6 meses) e a utilização de uma tarefa de confiança seletiva. Inicialmente, em uma fase de familiarização, foi apresentado às crianças um vídeo animado no qual dois personagens (sempre um homem e uma mulher) narravam trechos iniciais do conto “Os três porquinhos”, o que possibilitou que as crianças identificassem o sotaque (nativo x estrangeiro) e o gênero de cada um. Na fase teste da tarefa, os dois informantes forneciam informações conflitantes sobre a localização de um objeto perdido e a criança precisava escolher o testemunho de um dos dois. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em três condições. Na Condição 1, os dois personagens eram um homem e uma mulher, ambos com sotaque estrangeiro. Na Condição 2, os informantes eram um homem com sotaque estrangeiro e uma mulher falante nativa do Português. Por sua vez, a Condição 3 contou com um homem que é nativo do português e uma mulher com sotaque estrangeiro. Não foi encontrada uma diferença significativa entre os dois grupos de idade no padrão de preferência. A análise dos dados demonstrou que as crianças preferem os informantes com o mesmo gênero que o seu (em detrimento ao personagem de gênero diferente) em todas as condições. Nas Condições 1 e 3, foram encontradas diferenças significativas entre meninos e meninas, tanto em relação à medida de preferência como em relação à medida de endosso. No entanto, na Condição 2, apenas foi encontrada diferença significativa para a medida de preferência. Em conjunto, os resultados são consistentes com estudos prévios que sugerem que o gênero dos informantes tem maior peso nos julgamentos de confiança seletiva do que o sotaque. Apesar dos estudos já realizados, mais pesquisas que investiguem a relação entre diferentes características dos informantes se fazem necessárias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7204050154827001por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0002-2768-8688por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0485-7787por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil