Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
Fecha
2014-04Autor
Fonseca, Aline Germano
Vilela, Denise Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento. In this paper we present the results of an analysis that compared high school textbooks and workbooks,
emphasizing the critical curricular theories (SILVA, 2011) and the teaching objectives expressed in these
materials. Our hypothesis is the High School ambiguity in Brazil, propaedeutic or professional, which would
also be expressed in the learning materials. Although, apparently, both materials have different structures and
content approaches, the analysis pointed out several similarities in the presented contents, in the sequence and in
the disciplinary organization. These similarities indicate that the new teaching proposals suggested by the PCN
and PNLD-EM are being superficially adopted by the textbooks. The initial hypothesis confirms itself by the
excess of exercises in the workbooks and the constant reference to college’s admission examinations that
suggests a type of conditioning procedure
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: