Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFonseca, Aline Germano
dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.coverage.spatialRio Claropor
dc.date.accessioned2024-02-23T18:00:10Z
dc.date.available2024-02-23T18:00:10Z
dc.date.issued2014-04
dc.identifier.citationFONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477.*
dc.identifier.issn1980-4415por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477
dc.description.abstractNeste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento.por
dc.description.abstractIn this paper we present the results of an analysis that compared high school textbooks and workbooks, emphasizing the critical curricular theories (SILVA, 2011) and the teaching objectives expressed in these materials. Our hypothesis is the High School ambiguity in Brazil, propaedeutic or professional, which would also be expressed in the learning materials. Although, apparently, both materials have different structures and content approaches, the analysis pointed out several similarities in the presented contents, in the sequence and in the disciplinary organization. These similarities indicate that the new teaching proposals suggested by the PCN and PNLD-EM are being superficially adopted by the textbooks. The initial hypothesis confirms itself by the excess of exercises in the workbooks and the constant reference to college’s admission examinations that suggests a type of conditioning procedureeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent557-579por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista Bolema: Boletim de Educação Matematicapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectApostilaspor
dc.subjectCurrículo de matemáticapor
dc.subjectEnsino propedêutico ou profissionalpor
dc.subjectTextbookseng
dc.subject“Booklets”eng
dc.subjectMathematics curriculumeng
dc.subjectPropaedeutic or professional teachingeng
dc.titleLivros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médiopor
dc.title.alternativeTextbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguityeng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4688805153426529por
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt#por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume28por
dc.citation.issue49por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2973-1301por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-7129-6812por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil