dc.contributor.author | Fonseca, Aline Germano | |
dc.contributor.author | Vilela, Denise Silva | |
dc.coverage.spatial | Rio Claro | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T18:00:10Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T18:00:10Z | |
dc.date.issued | 2014-04 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Aline Germano; VILELA, Denise Silva. Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio. Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 557-579, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477. | * |
dc.identifier.issn | 1980-4415 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19477 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, sequências e objetivos de ensino expressos nestes materiais. Coloca-se como hipótese a dualidade do Ensino Médio no Brasil, propedêutico ou profissional, a qual estará expressa também no material didático. As análises revelaram que, apesar do livro didático aparentemente possuir a estrutura e abordagem de conteúdo diferentes das apostilas, os materiais se assemelham nos conteúdos, na sequência deles e na organização disciplinar, o que indica que as novas tendências do ensino, preconizadas no PCN e PNLD-EM, estão superficialmente expressas nos livros didáticos. A hipótese da dualidade se confirma pelo excesso de exercícios nas apostilas, recorrentes “chamadas” e referências a vestibulares, o que remete a um tipo de condicionamento. | por |
dc.description.abstract | In this paper we present the results of an analysis that compared high school textbooks and workbooks,
emphasizing the critical curricular theories (SILVA, 2011) and the teaching objectives expressed in these
materials. Our hypothesis is the High School ambiguity in Brazil, propaedeutic or professional, which would
also be expressed in the learning materials. Although, apparently, both materials have different structures and
content approaches, the analysis pointed out several similarities in the presented contents, in the sequence and in
the disciplinary organization. These similarities indicate that the new teaching proposals suggested by the PCN
and PNLD-EM are being superficially adopted by the textbooks. The initial hypothesis confirms itself by the
excess of exercises in the workbooks and the constant reference to college’s admission examinations that
suggests a type of conditioning procedure | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 557-579 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Revista Bolema: Boletim de Educação Matematica | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livros Didáticos | por |
dc.subject | Apostilas | por |
dc.subject | Currículo de matemática | por |
dc.subject | Ensino propedêutico ou profissional | por |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject | “Booklets” | eng |
dc.subject | Mathematics curriculum | eng |
dc.subject | Propaedeutic or professional teaching | eng |
dc.title | Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Textbooks and workbooks: the mathematics curriculum and the igh schools ambiguity | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4688805153426529 | por |
dc.identifier.url | https://www.scielo.br/j/bolema/a/8fBPc8sh4qh3KGZXstJdsLv/abstract/?lang=pt# | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH | por |
dc.citation.volume | 28 | por |
dc.citation.issue | 49 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-7129-6812 | por |