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dc.contributor.authorFiori, Andréa de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:31:47Z
dc.date.available2004-04-03
dc.date.available2016-06-02T19:31:47Z
dc.date.issued2002-09-30
dc.identifier.citationFIORI, Andréa de. Ambiente e educação: abordagens metodológicas da percepção ambiental voltadas a uma Unidade de Conservação.. 2002. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1970
dc.description.abstractThe rapid current environmental modifications of the different human activities constitute a constant menace to the biodiversity and it could be related to the perception of the society about the environmental problem and the regional producing activities. In this sense, the investigation of the environmental perception constitutes an indispensable tool for research projects that approach the relationships human-environmental and management of ecosystems. The main objective of this work was environmental perception investigation of the fundamental educational of three surrounding places (Rincão, Guatapará and Luiz Antônio) to the Ecological Station of Jataí (EEJ), Luiz Antônio, SP The results of the present study allowed to observe that the most of the educational ones to conceive the man as component of the environmental, the perception of the concept of Environmental Education still privileges basically actions ON the environmental, favored by the knowledge acquisition on the biophysical component. The environmental perception of the educational ones revealed an content of lived experiences in relation to the environmental impacts associated to the patterns of the landscape local, conservation as meaning attribution for EEJ, researches, conservation and environmental education jointly as proposed of use for EEJ and, the natural characteristics as main determinant of the preferences and quality landscapes. The results of that investigation facilitated the rising of the knowledge of the values area in the technical and human context, essential to determine the specific objectives of a Program of Education Environmental followed to an conservation unit.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação e percepção ambientalpor
dc.subjectEstação Ecológica de Jataí (SP)por
dc.subjectLuiz Antônio (SP)por
dc.subjectDocentes do ensino fundamentalpor
dc.titleAmbiente e educação: abordagens metodológicas da percepção ambiental voltadas a uma Unidade de Conservação.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, José Eduardo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533387365058570por
dc.description.resumoAs rápidas modificações ambientais, decorrentes do avanço desenfreado das diferentes atividades humanas, constituem uma ameaça constante à biodiversidade e podem estar relacionadas ao nível de compreensão e percepção da sociedade entre a problemática ambiental e as atividades produtoras regionais. Neste sentido, a investigação da percepção ambiental constitui uma ferramenta imprescindível para projetos de pesquisa que abordem as relações ser humano-ambiente e gerenciamento de ecossistemas. O principal objetivo deste trabalho foi investigar a percepção ambiental do grupo de docentes do ensino fundamental de localidades circunvizinhas (Rincão, Guatapará e Luiz Antônio, SP) à Estação Ecológica de Jataí. Os resultados do presente estudo permitiram observar que a maioria dos docentes concebe o ser humano como componente do ambiente, porém sem o sentido de pertencimento e que a percepção do conceito de Educação Ambiental ainda privilegia basicamente ações direcionadas SOBRE o ambiente, favorecidas pela aquisição de conhecimentos sobre o componente biofísico. A percepção ambiental dos docentes revelou, ainda, um conteúdo manifesto de experiências vividas em relação aos impactos ambientais diretamente associados aos padrões de uso do solo locais , a conservação como atribuição de significado para a EEJ, a pesquisa, a conservação e a educação ambiental conjuntamente como propostas de uso para a EEJ e, as características naturais como principais determinantes das preferências e da qualidade das paisagens. Assim, os resultados dessa investigação possibilitaram o levantamento do conhecimento dos valores da região no contexto técnico e humano, essencial para determinar os objetivos específicos de um Programa de Educação Ambiental efetivo, dirigido à uma unidade de conservação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor


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