Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Marcos Paulo
dc.date.accessioned2024-08-26T15:21:56Z
dc.date.available2024-08-26T15:21:56Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Paulo. As percepções e contribuições dos residentes sobre a formação inicial docente a partir do Programa Residência Pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20433.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20433
dc.description.abstractThis work sought to analyze the experience reports of students at the degree course in Chemistry from the Pedagogical Residency Program at Araras campus of UFSCar, during the notice in force between the years 2020 and 2022, in the context of the COVID-19 pandemic, during this period there was a suspension of face-to-face classes, making it necessary to adopt remote teaching in schools and universities as one of the measures to mitigate the spread of the virus responsible for the disease. Analyze the consequences of remote teaching for students of basic and university education, within the scope of the Program and mandatory supervised internships, is essential to analyze the initial teacher training in the remote context. In this way, the work aimed to analyze the contributions of PRP in their initial training as teachers in context of remote teaching. To analyze the experience reports, the Discursive Textual Analysis and, through it, the categorization was carried out and, finally, the construction of a reflective metatext. At the end of document analysis, the contribution of the Program to the residents was noted and also some limitations faced in presenting the selected themes in the context remote. Another highlight was the work carried out in such a between undergraduate students and also the heterogeneity between classes, factors these were positive for the initial training of undergraduates.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectPRPpor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectPandemiceng
dc.titleAs percepções e contribuições dos residentes sobre a formação inicial docente a partir do Programa Residência Pedagógicapor
dc.title.alternativeResidents' perceptions and contributions about initial teacher training from the Pedagogical Residency Programeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar os relatos de experiência dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do Programa de Residência Pedagógica do campus Araras da UFSCar, durante o edital vigente entre os anos de 2020 a 2022, no contexto da pandemia de COVID-19, Neste período ocorreu a suspensão de aulas presenciais, sendo necessária a adoção do ensino remoto nas escolas e universidades como uma das medidas de mitigação do contágio do vírus responsável pela doença. Analisar os desdobramentos do ensino remoto para os estudantes da educação básica e universitária, no âmbito do Programa e dos estágios supervisionados obrigatórios, se mostra imprescindível para analisar a formação inicial docente no contexto remoto. Deste modo, o trabalho objetivou analisar as contribuições do PRP em suas formações iniciais como docentes no contexto do ensino remoto. Para a análise dos relatos de experiência, foi utilizada a Análise Textual Discursiva e, por meio dela, foi efetuada a categorização e, por fim, a construção de um metatexto reflexivo. Ao fim das análises dos documentos, notou-se a contribuição do Programa para os residentes e também algumas limitações enfrentadas para a apresentação dos temas selecionados no contexto remoto. Outro ponto de destaque, se deu pelo trabalho desempenhado de maneira coletiva entre os licenciandos e também a heterogeneidade entre as turmas, fatores estes que se mostraram positivos para a formação inicial dos licenciandos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil