dc.contributor.author | Silva, Marcos Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T15:21:56Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T15:21:56Z | |
dc.date.issued | 2023-09-05 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Paulo. As percepções e contribuições dos residentes sobre a formação inicial docente a partir do Programa Residência Pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20433. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20433 | |
dc.description.abstract | This work sought to analyze the experience reports of students at the degree course in Chemistry from the Pedagogical Residency Program at Araras campus of UFSCar, during the notice in force between the years 2020 and 2022, in the context of the COVID-19 pandemic, during this period there was a suspension of face-to-face classes, making it necessary to adopt remote teaching in schools and
universities as one of the measures to mitigate the spread of the virus responsible for the disease. Analyze the consequences of remote teaching for students of basic and university education, within the scope of the Program and mandatory supervised internships, is essential to analyze the
initial teacher training in the remote context. In this way, the work aimed to analyze the contributions of PRP in their initial training as teachers in context of remote teaching. To analyze the experience reports, the Discursive Textual Analysis and, through it, the categorization was carried out and, finally, the
construction of a reflective metatext. At the end of document analysis, the contribution of the Program to the residents was noted and also some limitations faced in presenting the selected themes in the context
remote. Another highlight was the work carried out in such a between undergraduate students and also the heterogeneity between classes, factors these were positive for the initial training of undergraduates. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teacher training | por |
dc.subject | PRP | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.title | As percepções e contribuições dos residentes sobre a formação inicial docente a partir do Programa Residência Pedagógica | por |
dc.title.alternative | Residents' perceptions and contributions about initial teacher training from the Pedagogical Residency Program | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Furlan, Elaine Gomes Matheus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3179865576965852 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou analisar os relatos de experiência dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do Programa de Residência Pedagógica do campus Araras da UFSCar, durante o edital vigente entre os anos de 2020 a 2022, no contexto da pandemia de COVID-19, Neste período ocorreu a suspensão de aulas presenciais, sendo necessária a adoção do ensino remoto nas escolas e universidades como uma das medidas de mitigação do contágio do vírus responsável pela doença. Analisar os desdobramentos do ensino remoto para os estudantes da educação básica e universitária, no âmbito do Programa e dos estágios supervisionados obrigatórios, se mostra imprescindível para analisar a formação inicial docente no contexto remoto. Deste modo, o trabalho objetivou analisar as contribuições do PRP em suas formações iniciais como docentes no contexto do ensino remoto. Para a análise dos relatos de experiência, foi utilizada a Análise Textual Discursiva e, por meio dela, foi efetuada a categorização e, por fim, a construção de um metatexto reflexivo. Ao fim das análises dos documentos, notou-se a contribuição do Programa para os residentes e também algumas limitações enfrentadas para a apresentação dos temas selecionados no contexto remoto. Outro ponto de destaque, se deu pelo trabalho desempenhado de maneira coletiva entre os licenciandos e também a heterogeneidade entre as turmas, fatores estes que se mostraram positivos para a formação inicial dos licenciandos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Química - QL-Ar | por |