Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Bruna Soares dos
dc.date.accessioned2024-09-20T14:19:23Z
dc.date.available2024-09-20T14:19:23Z
dc.date.issued2024-09-06
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Soares dos. Brasil no limiar do direito internacional dos refugiados: o Itamaraty e a recepção dos apátridas russos da China (1949 – 1964). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20601.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20601
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate the role of the Brazilian state in the international governance of refugees between 1949 and 1964. The period is characterised by the emergence of the international legal framework for the protection of refugees (1951 Convention relating to the Status of Refugees) and the United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR). The empirical case investigated was the process of Brazil's reception of stateless Russians expelled from China in 1949. The documents produced by the Brazilian Ministry of Foreign Affairs in the 1950s were analysed. They are stored in the collection of the Historical and Diplomatic Museum at the Itamaraty Palace (RJ). The exchanges of correspondence (letters and telegrams) between the Representative Office in Rio de Janeiro and the Consulate General of Brazil in Hong Kong between 1947 and 1959 were examined. Through these records, the project sought to understand the selection criteria and the reasons for accepting these refugees in Brazil. It sought to investigate how these actions constructed the figure of the desirable refugee, especially when it came to elements such as body, gender, religion, marital status, qualifications and professional occupation. As a result, it was found that the humanitarian motivation concealed the Brazilian government's economic and political interests in bringing professionally, morally and religiously qualified people to Brazil.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectRefúgiopor
dc.subjectChinapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectpós-Segunda Guerra Mundialpor
dc.titleBrasil no limiar do direito internacional dos refugiados: o Itamaraty e a recepção dos apátridas russos da China (1949 – 1964)por
dc.title.alternativeBrazil on the threshold of international refugee law: Itamaraty and the reception of stateless russians from China (1949 - 1964)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ruseishvili, Svetlana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247221111635051por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal a investigação da atuação do Estado brasileiro na governança internacional dos refugiados entre os anos de 1949 e 1964. O período se caracteriza pelo surgimento do arcabouço jurídico internacional para proteção de refugiados (Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O caso empírico investigado foi o processo de acolhimento pelo Brasil dos apátridas russos expulsos da China a partir de 1949. Foram investigados os documentos produzidos pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil no período dos anos 1950, que se encontram depositados no acervo do Museu Histórico e Diplomático, no Palácio do Itamaraty (RJ). Examinaram-se as trocas de correspondência (ofícios, cartas e telegramas) entre o Escritório de Representação no Rio de Janeiro e o Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong entre os anos de 1947 e 1959. O projeto buscou compreender através de tais registros os critérios de seleção e os motivos para o aceite desses refugiados no Brasil. Buscou-se investigar como essas ações construíram a figura do refugiado desejável, sobretudo quando se tratava de elementos como corporalidade, gênero, religião, estado civil, qualificação e ocupação profissional. Como resultado, foi detectado que a motivação humanitária escondia interesses econômicos e políticos do governo brasileiro em trazer ao Brasil pessoas profissionalmente capacitadas, moral e religiosamente adequadas e politicamente confiáveis no contexto do confronto ideológico da Guerra Fria.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipId2022/14204-6por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8170-9692por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil