Show simple item record

dc.contributor.authorTavares, Talita Nabas
dc.date.accessioned2024-09-23T16:33:17Z
dc.date.available2024-09-23T16:33:17Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.citationTAVARES, Talita Nabas. O letramento visual em materiais didáticos bilíngues para surdos (Libras língua portuguesa) escolhas e práticas pedagógicas do professor surdo. 2024. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20620.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20620
dc.description.abstractNowadays, in Brazil, there are some issues related to the Deaf teachers’ pedagogic choices and practices that effectively reach the Deaf student in their linguistic specificities. When considering this theme, we rely on Soares (2004) and Lebedeff (2017) studies, which bring the Visual Literacy as a possibility in the teaching-learning process of Deaf students, approaching a visual context similar to how Deaf people see and understand the world. Within this study, with the research-action methodology, our objective is to reflect upon our own pedagogic practice and rethink our challenges and problems, besides thinking how to overcome those difficulties in the school daily routine and in the teaching of Portuguese as a second language (PL2). We proposed, then, the analysis of a proposal about the use of Visual Literacy as central basis of pedagogic practices and bilingual materials, in Libras (Brazilian Sign Language) and Portuguese, produced according to a bilingual perspective, defended by authors such as Quadros (2011), Fernandes (2013), Perlin (2012), among other researchers of the Education for Deaf People. Therefore, this investigation aims at presenting the paths used from the experiences of the teaching practice in the bilingual context of the Education for Deaf people, under a unique look by the same Deaf teacher. According to the results obtained from data analysis, we identified issues related to teaching of PL2, to the applicability of the Bilingual Materials for Deaf People (MDBS), and to the strategies of the bilingual teaching. Those findings can contribute to a better comprehension of how the Visual Literacy can help the PL2 education at elementary school of bilingual education, orienting teachers and professionals involved in this kind of activity, related to challenges intrinsic to the Deaf people education and the schools in this context.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectEnsino bilínguepor
dc.subjectMateriais didáticos bilíngues para surdospor
dc.subjectLetramento visualpor
dc.subjectVisual literacyeng
dc.subjectBilingual materials for deaf peopleeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectBilingual educationeng
dc.titleO letramento visual em materiais didáticos bilíngues para surdos (Libras língua portuguesa) escolhas e práticas pedagógicas do professor surdopor
dc.title.alternativeThe visual literacy in bilingual materials for deaf people (Libras/ portuguese): the deaf Teacher’s pedagogic choices and practicespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Höfling, Camila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808756591702378por
dc.description.resumoAtualmente, no Brasil, há ainda muitos questionamentos em relação às escolhas e às práticas pedagógicas de professores Surdos que efetivamente alcancem o aluno Surdo em suas especificidades linguísticas. Ao abraçarmos essa temática, recorremos aos estudos de Soares (2004) e Lebedeff (2017), que trazem o Letramento Visual como uma possibilidade no ensino-aprendizagem de alunos Surdos, aproximando-se de um contexto visual tal qual pessoas Surdas veem e sentem o mundo. Por meio deste estudo, a partir da metodologia da pesquisa-ação, nosso objetivo é refletir sobre nossa própria prática pedagógica e repensar nossos desafios e problemáticas, além de pensar sobre como transpor tais dificuldades na rotina escolar e no ensino do português como L2. Trata-se, assim, da análise de uma proposta sobre o uso do Letramento Visual como alicerce central de práticas pedagógicas e materiais didáticos bilíngues, em libras e língua portuguesa, produzidos à luz de uma perspectiva bilíngue, defendida por autores como Quadros (2011), Fernandes (2013), Perlin (2012), dentre outros teóricos da Educação de Surdos. Portanto, este trabalho visa apresentar os caminhos trilhados a partir de experiências da prática docente no contexto bilíngue de Educação de Surdos, sob um olhar singular do próprio docente Surdo. Dentre os resultados obtidos a partir da análise de dados, identificamos questões relacionadas ao ensino de PL2, à aplicabilidade dos Materiais Didáticos Bilíngues para Surdos (MDBS) e às estratégias de ensino bilíngue, que podem contribuir para melhor compreensão de como o Letramento Visual pode auxiliar a educação de PL2 no ensino básico da educação bilíngue, orientando professores e profissionais envolvidos nesse tipo de atividade, em relação aos desafios encontrados na educação e escola de Surdos desse contexto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6123563826363398por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil