Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Bia
dc.date.accessioned2024-10-01T12:32:07Z
dc.date.available2024-10-01T12:32:07Z
dc.date.issued2024-08-21
dc.identifier.citationCARVALHO, Bia. Quanto vale a educação básica? O mercado educacional no contexto da BNCC. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20707.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20707
dc.description.abstractThis research focuses on the role of the educational market in developing and implementing the National Common Curricular Base (BNCC) (Brazil, 2017), adopting as reference the Kroton/Cogna group basic education branch, Somos Educação. The research analyzes the Kroton/Cogna group's strategic shifts regarding its role in basic education in the context of the BNCC approval. To do so, we conducted qualitative and quantitative research. The initial step was the bibliographic review with the CAPES Theses and Dissertations Bank and the Scielo platform as primary sources. We reviewed papers whose analysis overlapped with our research objectives and studies that, although not fully aligned with our focus, provided compelling insights into complementary areas such as the BNCC content and context and the current context of educational policies. We pursued archival research focused on reviewing the quarterly results releases the Kroton/Cogna group presented to its investors between 2015 and 2021. This research process allowed us to retrieve the history of New Public Management and observe the direct impact this management style had on education, both in terms of public policies through the BNCC and in the relationship with the private sector. The research presents the BNCC development process, drawing attention to the significant role private institutions played in it. The in-depth analysis of Kroton/Cogna's operations, including its history and products, demonstrates the company's extensive reach in basic education. The research could also demonstrate that the company's priority shift from higher to basic education occurred concomitantly with the BNCC approval process. Even though it is not possible to state categorically a causal relationship between these two phenomena, the research brings to light evidence that these shifts stemmed from a short-term interest – related to market expansion through the redevelopment of teaching materials and the content creation targeting standardized tests – and a long-term interest – directed at training the workforce training according to a specific worldview.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectKroton/Cognapor
dc.subjectSomos educaçãopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectPrivatização da educaçãopor
dc.titleQuanto vale a educação básica? O mercado educacional no contexto da BNCCpor
dc.title.alternativeWhat is the value of basic education? the education market in light of the BNCCeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Géssica Priscila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2573340489166336por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema a atuação do mercado educacional no cenário da elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), utilizando como referência o grupo Kroton/Cogna, e seu braço de atuação na educação básica, a Somos Educação. Nosso objetivo foi analisar as movimentações do grupo Kroton/Cogna, no que tange à sua atuação na educação básica no contexto da aprovação da BNCC. Para dar conta desse objetivo, fizemos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão bibliográfica dos textos encontrados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, bem como na plataforma Scielo. Buscamos por produções que discursavam sobre o objeto da pesquisa, bem como outros estudos que, embora não estivessem exatamente no foco da busca proposta, também se mostraram interessantes para esta pesquisa, como resultados relacionados ao conteúdo e contexto da BNCC, assim como o contexto atual das políticas educacionais. No que diz respeito à pesquisa documental, utilizamos como material os Releases de resultados trimestrais, apresentados pela Cogna, a holding que hoje é dona do grupo Somos, aos seus investidores, e fizemos a leitura de todos que estavam entre 2015 e 2021. A partir dos estudos, resgatamos o histórico da Nova Gestão Pública e observamos que essa forma de gestão impactou diretamente a educação, seja no aspecto das políticas públicas através da BNCC, como na relação com o setor privado. Apresentamos o processo de elaboração da BNCC, destacando os sujeitos que participaram da sua elaboração, e verificamos o importante papel das instituições privadas nesse sentido. Assim, ao adentrarmos na pesquisa sobre a atuação da Kroton/Cogna na educação básica, destacando seu histórico e produtos, identificamos a ampla dimensão que essa empresa tem na educação básica. Por fim, na análise dos relatórios, conseguimos perceber que houve uma grande movimentação da empresa – que tinha antes como prioridade a atuação no ensino superior – em direção à educação básica, o que foi concomitante com o processo de aprovação da BNCC. Dessa forma, apesar de não ser possível fazermos uma afirmação categórica sobre uma relação de causalidade entre esses dois processos, conseguimos identificar indícios de que são movimentações que partem de um interesse de curto prazo – que se relaciona com a expansão de mercado, pela reelaboração de materiais didáticos, construção de conteúdos voltados para os testes padronizados – e outro de longo prazo – direcionado ao processo de formação de mão de obra moldada a partir de uma visão de mundo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId88887829700/2023-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0408042953976344por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil