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dc.contributor.authorBarbosa, Bruno Henrique Benichio Alves
dc.date.accessioned2024-10-24T18:15:55Z
dc.date.available2024-10-24T18:15:55Z
dc.date.issued2024-09-04
dc.identifier.citationBARBOSA, Bruno Henrique Benichio Alves. “Em busca de um patrocínio”: uma análise sobre o produto “relacionamentos sugar” em mídias digitais brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20869.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20869
dc.description.abstractRelationships that combine financial support and affective exchange have been extensively studied in national and international research on sexual economies. With the popularization of digital media in Brazil over the last decade, this relationship model has spread through online dating services that use terms such as “sugar relationships”, “sugar daddies” and “sugar babies” to refer to a type of affective-sexual engagement in which wealthy men provide financial support to women. Drawing on theoretical frameworks from gender and sexuality studies and on methodological approaches used in ethnographies in digital contexts, this study interviewed nine sugar babies, analyzed advertisements from two sugar dating websites and one hundred female profiles registered on these sites, as well as the content of two digital influencers engaged in the sugar theme. In this vein, the research: I) Mapped the profiles of the women interviewed and those registered on two sugar dating websites from an intersectional perspective and reflected on their experiences in these engagements in terms of intertwined inequalities of class, gender, race, age, body, and region; II) Examined the meanings they insert into the ideal sugar baby model conveyed by the websites; III) Explored their purposes for seeking these relationships; and IV) Analyzed the business model of these platforms. Overall, the research sheds light on an emerging segment of commercial exploration in the line of dating websites and applications that circumvent unequal scenarios through ideals of entrepreneurship and female empowerment. In this sense, it can contribute to future research on sexual economies, power relations, and their processes of platformization and mediatization in line with neoliberalism.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelacionamentos sugarpor
dc.subjectSites e aplicativos para relacionamentospor
dc.subjectEconomias sexuaispor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.title“Em busca de um patrocínio”: uma análise sobre o produto “relacionamentos sugar” em mídias digitais brasileiraspor
dc.title.alternative"In search of sponsorship": an analysis of "sugar dating" product in Brazilian digital mediaeng
dc.title.alternative“En busca de un patrocinio”: un análisis del producto “relaciones sugar” en los medios digitales brasileñosspa
dc.title.alternative"I jakten på ett sponsorat": en analys av produkten "Sugardejting" i brasilianska digitala medierswe
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leite Júnior, Jorge
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/7253561448346772por
dc.description.resumoAs relações que combinam ajuda financeira e trocas afetivas têm sido exploradas em amplas pesquisas nacionais e internacionais sobre economias sexuais. Mediante a popularização das mídias digitais nos últimos dez anos no Brasil, esse modelo de relação tem se difundido em serviços online de busca por parceiros, que usam termos como “relacionamentos sugar”, “sugar daddies” e “sugar babies” para qualificar um tipo de envolvimento afetivo-sexual em que homens abastados fornecem suporte econômico para mulheres. Com base em referenciais teóricos dos estudos de gênero e sexualidade e em abordagens metodológicas empregues em etnografias realizadas nos contextos digitais, este trabalho entrevistou nove sugar babies, analisou anúncios de dois sites para a procura de relações sugar e cem perfis de usuárias cadastradas neles, bem como os conteúdos de duas influenciadoras digitais engajadas com a temática sugar. Nessa direção, a pesquisa: I) Mapeou os perfis das mulheres entrevistadas e das cadastradas em dois sites para relacionamentos sugar em uma perspectiva interseccional, refletindo sobre suas experiências nessas configurações em termos de desigualdades entrelaçadas em classe, gênero, raça, idade, corpo e região; II) Investigou os sentidos que elas empregam sobre o modelo de sugar baby ideal veiculado pelos sites; III) Analisou suas finalidades ao buscarem essas relações; e IV) Explorou o modelo de negócios das plataformas sugar. De modo geral, a pesquisa lança luz sobre um segmento emergente no Brasil de exploração comercial na linha de sites e aplicativos para relacionamentos que contorna cenários desiguais a partir de ideais neoliberais de empreendedorismo e empoderamento feminino. Nesse sentido, ela pode contribuir para investigações futuras sobre economias sexuais, relações de poder e seus processos de plataformização e midiatização alinhados ao neoliberalismo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2021/14306-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2023/05413-3, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.673136/2022-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6247043084122986por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-2351-3285por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6234-9169por


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