dc.contributor.author | Augusto, Pamela Giovana | |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T18:18:56Z | |
dc.date.available | 2024-10-29T18:18:56Z | |
dc.date.issued | 2024-08-05 | |
dc.identifier.citation | AUGUSTO, Pamela Giovana. Anne of Green Gables (1908) e o romance de formação feminino, uma leitura política. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20890. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20890 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis studies with the book Anne of Green Gables (1908), written by Canadian author Lucy Maud Montgomery. The aim of this research is to present a political reading of the novel, as proposed by critic Fredric Jameson (1992). We are going to analyze the formation process of a female protagonist. Showing how she reconciles the oppositions of a woman's social role and her personal dreams in the equally developing Canadian society. To do so, it will be necessary to historicize the book and understand it within the Female Bildungsroman literary genre - a novel of female development. This genre was born as a masculine expression and scope. Later it was occupied by women. Our specific aim is to show how society is built in an environment of English patriarchal heritage, creating differences and oppressing its citizens and how this order is challenged by new ideas for the role of women. To achieve this goal, we will follow the assumptions of Anglo-American feminist criticism and Jameson's contemporary dialectic criticism, through the methodology of the three levels of narrative interpretation. Thus, we will reach the political unconscious of Canadian society figured in the novel. As a result, we hope to contribute to the study of gender and the study of 20th century North American Literature. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Romance de formação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Crítica feminista | por |
dc.subject | Crítica dialética | por |
dc.subject | Leitura política | por |
dc.subject | Novel of development | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Feminist criticism | eng |
dc.subject | Dialectical criticism | eng |
dc.subject | Political reading | eng |
dc.title | Anne of Green Gables (1908) e o romance de formação feminino, uma leitura política | por |
dc.title.alternative | Anne of Green Gables (1908) and the novel of development, a political reading | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Carla Alexandra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5522506928191940 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação trabalha com a obra Anne of Green Gables (1908), da autora canadense Lucy Maud Montgomery. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma leitura política do romance em questão, conforme proposto pelo crítico Fredric Jameson (1992). Buscaremos analisar o processo de formação de uma protagonista feminina, mostrando como ela concilia as oposições do papel social de uma mulher e seus sonhos pessoais na sociedade canadense igualmente em formação. Para tanto, será necessário historicizar a obra e compreendê-la dentro do gênero literário Bildungsroman feminino - romance de formação feminino. Tal gênero nasceu como expressão e âmbito masculino e mais tarde teve seu espaço ocupado por mulheres. Nosso objetivo específico é mostrar como a sociedade se ergue em um ambiente de herança patriarcal inglesa, criando diferenças e oprimindo seus cidadãos, e como essa ordem é desafiada pelas novas ideias para o papel de mulher. Para cumprir com essa meta, seguiremos como metodologia os pressupostos da crítica feminista de origem anglo-americana e da crítica de dialética contemporânea, de Jameson, por meio da metodologia dos três níveis de interpretação da narrativa, para alcançar o Inconsciente político da sociedade canadense figurada no romance. Como resultado, esperamos contribuir com o estudo de gênero e de Literatura norte-americana do século XX. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2826425160144311 | por |