dc.contributor.author | Custódio, Caroline Cristine | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T21:12:36Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T21:12:36Z | |
dc.date.issued | 2024-08-30 | |
dc.identifier.citation | CUSTÓDIO, Caroline Cristine. Inserção das competências socioemocionais na educação infantil: escola como agente formador de uma subjetividade reificada. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20913. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20913 | |
dc.description.abstract | The research aims to analyze the integration of social emotional learning (SEL) in the Brazilian educational context, specifically in early childhood education from the turn of the 21st century. The investigation seeks to understand the theoretical foundations that support SECs, originating from American psychology and economics since the 1990s; analyze how emotional development is understood from the perspective of SEL and its implications for human development; and comprehend, from the framework of historical-cultural psychology, how psychological development actually occurs and its interrelation with affective aspects. To achieve this, the research employs historical-dialectical materialism as its analytical methodology and uses methodological procedures such as a bibliographic survey of works addressing the incorporation of SEL as a curricular component in Brazilian education; an examination and analysis of changes in legislation that regulate teaching in Brazilian schools, such as the Base Nacional Comum Curricular (National Common Curricular Base) (BRAZIL, 2017); a survey and analysis of documents from Multilateral Organizations (MOs) that present guidelines for education and contest their meaning; and a bibliographic review of contributions from historical-cultural psychology to think about psychological development and the affective-cognitive unity of the psyche. By utilizing contributions that analyze the relationship between work and education, the research concludes that the theory of SEL and their integration into education represent a theoretical and practical movement driven by new forms of economic reproduction that impact the world of work and the organization of life in society as a whole. In the face of a complex and interconnected set of social transformations, SEL in early childhood education emerge—along with other mechanisms—as a pragmatic and political response aimed at interfering with and transforming the psychological development of children, ultimately to resign them to the social status quo. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Competências socioemocionais | por |
dc.subject | Unidade afetivo-cognitiva | por |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | por |
dc.subject | Alienação | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Social emotional learning | eng |
dc.subject | Affective-cognitive unity | eng |
dc.subject | Historical-cultural psychology | eng |
dc.subject | Alienation | eng |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.title | Inserção das competências socioemocionais na educação infantil: escola como agente formador de uma subjetividade reificada | por |
dc.title.alternative | Incorporating social emotional learning in early childhood education: school as an agent for shaping reified subjectivity | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Eduardo Pinto e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3492708361349827 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da educação por competências socioemocionais (CSEs) no contexto educacional brasileiro, mais especificamente na educação infantil a partir da virada para o século XXI. A investigação busca compreender quais as bases teóricas que sustentam as CSEs, oriundas da psicologia e economia estadunidense desde a década de 1990; analisar como é compreendido o desenvolvimento emocional na perspectiva das CSEs e seus desdobramentos para o desenvolvimento humano; e compreender, a partir do arcabouço da psicologia histórico-cultural, como de fato ocorre o desenvolvimento psíquico e sua inter-relação aos aspectos afetivos. Para tal, a pesquisa possui como metodologia de análise o materialismo histórico-dialético e utiliza como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico de produções que abordam a inserção da educação por CSEs como componente curricular na educação brasileira; o levantamento e análise das alterações na legislação que normatizam o ensino nas escolas brasileiras, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); o levantamento e análise de documentos de Organismos Multilaterais (OMs) que apresentam diretrizes para a educação e disputam seu sentido; e a revisão bibliográfica de contribuições da psicologia histórico-cultural para pensar o desenvolvimento psíquico e a unidade afetivo-cognitiva do psiquismo. Utilizando-se de contribuições que analisam a relação trabalho-educação, a pesquisa conclui ser a teoria das CSEs e sua inserção na educação um movimento teórico e prático impulsionado por novas formas de reprodução econômica que impactam o mundo do trabalho e a organização da vida em sociedade como um todo. Diante de um conjunto complexo e articulado de transformações sociais, as CSEs na educação infantil surgem — junto a um conjunto de outros mecanismos — como uma resposta pragmática e política com o objetivo articulado de interferir e transformar o desenvolvimento psíquico da criança, com a finalidade última de resigná-la ao status quo social. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.816429/2023-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8505732432286184 | por |