dc.contributor.author | Moreno, Lucas Barros Zanoni Lopes | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T22:52:40Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T22:52:40Z | |
dc.date.issued | 2024-02-01 | |
dc.identifier.citation | MORENO, Lucas Barros Zanoni Lopes. O novo Ensino Médio: na teoria e prática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20918. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20918 | |
dc.description.abstract | During an intense process of curriculum reformulation following the approval of the National Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), this monography seeks to understand the main changes for a secondary school mathematics teacher and how they can prepare for them. As a teacher in training, I had the opportunity to engage in various teaching practices during internships, where I observed both teachers and students facing challenges in adapting to the new curriculum proposal. Therefore, based on a literature review and practical teaching experience, this work will present a brief history leading to the conception of the BNCC, the key changes for a mathematics teacher outlined in the curriculum, challenges in teaching mathematics, potential alterations to the proposal, a focus on the National Common Base for Teacher Training (Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-F)), an exploration of active mathematics methodologies emphasized by the BNCC, and, finally, the planning and implementation of a practical teaching experience in modeling with a 1st-year High School class in a public school in São Carlos - SP. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Novo ensino médio | por |
dc.subject | Itinerários formativos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | New high school | eng |
dc.subject | Educational pathways | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.title | O novo Ensino Médio: na teoria e prática | por |
dc.title.alternative | The new High School: in theory and practice | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Seixas, Wladimir | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1697352974728327 | por |
dc.description.resumo | Durante um intenso processo de reformulação curricular a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho de conclusão de curso, procura entender quais as principais mudanças para um professor de matemática da educação básica e como o mesmo pode se preparar para as mesmas. Como um docente em formação, tive a oportunidade de realizar diversas oportunidades de estágio com práticas de ensino, durante as mesmas, pude observar que tanto professores quanto os alunos passavam por problemas de adaptação para com a nova proposta curricular. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica e experiência prática de ensino, neste trabalho, vamos apresentar um breve histórico para idealização da BNCC, as principais mudanças para um professor de matemática presentes na base, as dificuldades no ensino da disciplina de matemática, algumas possíveis alterações na proposta, destacar a Base Nacional Comum de Formação de professores, discorrer sobre as metodologias ativas de matemática destacadas pela BNCC e, por fim, expor o planejamento e aplicação de uma experiência prática de ensino de modelagem com uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em São Carlos - SP. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Matemática - M | por |