Show simple item record

dc.contributor.authorMoreno, Lucas Barros Zanoni Lopes
dc.date.accessioned2024-10-30T22:52:40Z
dc.date.available2024-10-30T22:52:40Z
dc.date.issued2024-02-01
dc.identifier.citationMORENO, Lucas Barros Zanoni Lopes. O novo Ensino Médio: na teoria e prática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20918.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20918
dc.description.abstractDuring an intense process of curriculum reformulation following the approval of the National Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular (BNCC)), this monography seeks to understand the main changes for a secondary school mathematics teacher and how they can prepare for them. As a teacher in training, I had the opportunity to engage in various teaching practices during internships, where I observed both teachers and students facing challenges in adapting to the new curriculum proposal. Therefore, based on a literature review and practical teaching experience, this work will present a brief history leading to the conception of the BNCC, the key changes for a mathematics teacher outlined in the curriculum, challenges in teaching mathematics, potential alterations to the proposal, a focus on the National Common Base for Teacher Training (Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-F)), an exploration of active mathematics methodologies emphasized by the BNCC, and, finally, the planning and implementation of a practical teaching experience in modeling with a 1st-year High School class in a public school in São Carlos - SP.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo ensino médiopor
dc.subjectItinerários formativospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectNew high schooleng
dc.subjectEducational pathwayseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.titleO novo Ensino Médio: na teoria e práticapor
dc.title.alternativeThe new High School: in theory and practiceeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Seixas, Wladimir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697352974728327por
dc.description.resumoDurante um intenso processo de reformulação curricular a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho de conclusão de curso, procura entender quais as principais mudanças para um professor de matemática da educação básica e como o mesmo pode se preparar para as mesmas. Como um docente em formação, tive a oportunidade de realizar diversas oportunidades de estágio com práticas de ensino, durante as mesmas, pude observar que tanto professores quanto os alunos passavam por problemas de adaptação para com a nova proposta curricular. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica e experiência prática de ensino, neste trabalho, vamos apresentar um breve histórico para idealização da BNCC, as principais mudanças para um professor de matemática presentes na base, as dificuldades no ensino da disciplina de matemática, algumas possíveis alterações na proposta, destacar a Base Nacional Comum de Formação de professores, discorrer sobre as metodologias ativas de matemática destacadas pela BNCC e, por fim, expor o planejamento e aplicação de uma experiência prática de ensino de modelagem com uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em São Carlos - SP.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseMatemática - Mpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil