dc.contributor.author | Chacon, Za Saggioro | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T20:48:42Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T20:48:42Z | |
dc.date.issued | 2024-08-27 | |
dc.identifier.citation | CHACON, Za Saggioro. Bases para uma Educação Menstrual Popular e LGBTQIAPN+. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20952. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20952 | |
dc.description.abstract | This research arises in response to the lack of pedagogical references about a menstrual approach that includes the diversity of bodies that bleed, beyond the existing social boundaries of the term “people that menstruate”. It can be described also as a manifest from a nonbinary author searching for non cis-heterocentric answers for his menstrual experience. There is a scientific theoretical apparatus that describes the body that bleeds, anchored on discourses by the church, medicine, psychiatry and psychoanalysis, together with conceptions of gender that are based on the dictatorship of sexual difference. Both cis women, the universal subject, and trans people, have a history of definitions, narrated by these same institutions, from a pathological bias. The difference is that only the first is related, in an essentialistic and stigmatized way, to the experience of bleeding. The goal, given this scenario, is to propose menstrual practices and the search of educational processes that could contribute to a more popular and inclusive menstrual approach from the perspective of the diversity of bodies that bleed. As it is a study intrinsically linked to the principles of Educação Popular em Saúde (EPS), data collection was adapted to the conext demands and included a moment of participatory investigation and an autoethnographic narrative about my gender transition to better represent the exchanges that constructed the research. As a result of this process, foundations were determined for any space that wishes to discuss menstruation in a popular and LGBTQIAPN+ centric approach, paving the way for the construction of practices committed to a trans-referenced and post-heterocolonialist epistemology, as well as the design of a game that encourages menstrual debates. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Educação menstrual | por |
dc.subject | LGBTQIAPN+ | por |
dc.subject | Menstruação trans | por |
dc.subject | Educational process | eng |
dc.subject | Menstrual education | eng |
dc.subject | LGBTQIAPN+ | por |
dc.subject | Trans menstruation | eng |
dc.title | Bases para uma Educação Menstrual Popular e LGBTQIAPN+ | por |
dc.title.alternative | Principles for Popular and LGBTQIAPN+ Menstrual Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Iraí Maria de Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8274452304759860 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa surge em resposta a ausência de referências pedagógicas sobre uma abordagem menstrual que contemple a diversidade de corpos que podem sangrar, para além das reivindicações sociais existentes pelo termo “pessoas que menstruam”. Também pode ser descrita como um manifesto de uma autoria não binária em busca de respostas não cisheterocentradas para sua vivência menstrual. Há um aparato teórico científico que constrói a imagem do corpo que sangra, ancorado em discursos da igreja, medicina, psiquiatria e psicanálise, em uma comunhão com compreensões de gênero que se fundamentam na ditadura do regime da diferença sexual. Tanto a mulher cis, sujeita universal do sangue, quanto as pessoas trans, possuem um histórico de definição, narrado por essas mesmas instituições, a partir de um viés patológico. A distinção é que somente a primeira está relacionada, de maneira essencial e estigmatizada, a experiência do sangrar. O objetivo, frente a esse cenário, se deteve na proposição de práticas menstruais e no desvelamento de processos educativos que poderiam contribuir com uma abordagem menstrual popular e inclusiva na perspectiva da diversidade dos corpos que sangram. Por ser um estudo intrinsecamente ligado aos princípios da Educação Popular em Saúde (EPS), a coleta de dados se adaptou às demandas do contexto e contou com um momento de investigação participante e de uma narrativa autoetnográfica sobre minha transição de gênero para melhor representar as trocas que fabricaram a pesquisa. Como resultado, emergem bases para quaisquer espaços de discussão sobre o sangue que se proponham a ser populares e compromissados com os direitos LGBTQIAPN+, abrindo o caminho para construção de práticas comprometidas com uma epistemologia transreferenciada e pós-heterocolonialista. Um jogo propiciador de debates menstruais também foi arquitetado nesse processo e compõe mais um dos achados deste estudo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7840481666604266 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0005-1237-1807 | por |