Depois da bagunça da Cachinhos Dourados: criação de uma continuação da história para a educação em ciências com crianças
Abstract
O ensino de química, no contexto da educação em ciências, tem pouco enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental I, sendo um dos motivos a especificidade da área. Nesse contexto, a ludicidade pode ser uma estratégia para viabilizar o processo. Uma das dificuldades consiste em adotar estratégias que estejam adequadas para o nível de maturidade intelectual da criança e, para isso, utilizar elementos que já são comuns ao universo infantil, como as histórias infantis, pode ser um caminho promissor. Este trabalho buscou analisar a história da Cachinhos Dourados e os Três Ursos e suas versões, identificar possíveis relações com a química, desenvolver situações problemas para o ensino de ciências investigativo e propor uma continuidade da história para abordar noções de química com crianças dos anos iniciais. The teaching of chemistry within the context of science education has little focus in the early years of elementary school, one of the reasons being the specificity of the subject. In this context, playfulness can be a strategy to facilitate the process. One of the difficulties is adopting strategies that are appropriate for the intellectual maturity level of the child, and for this, using elements that are already familiar to the children’s universe, such as fairy tales, can be a promising approach. This work aimed to analyze the story of Goldilocks and the Three Bears and its versions, identify possible relationships with chemistry, develop problem situations for investigative chemistry teaching, and propose a retelling to introduce notions of chemistry to children in the early years.
Collections
The following license files are associated with this item: