Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMarqui, Amanda Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-02T19:00:27Z
dc.date.available2012-12-20
dc.date.available2016-06-02T19:00:27Z
dc.date.issued2012-03-06
dc.identifier.citationMARQUI, Amanda Rodrigues. Tornar-se aluno(a) indígena: A etnografia da escola Guarani Mbya na aldeia Nova Jacundá. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/221
dc.description.abstractThis dissertation investigates the teaching and learning process and the pedagogical practices of Guarani Mbya child from Nova Jacundá, in the southeast of Pará. Its intent is to comprehend what is to becoming/become (Toren 2004) an indigenous student. The child will be taken as a social actor who is active and a culture producer (Cohn 2005), and we took the school as the place where child become students, like the practice of autopoietic (Toren 1999), therefore, a place which produces meaning to their world. So, my ethnography intents to comprehend how these child produce meaning in the school context and, as indigenous students, how they take the school as a frontier place (Tassinari 2001) where the knowledge is articulated, and the Guarani Mbya way of being and their teaching practices with the knowledge and the pedagogical methods. This ethnography of a Guarani Mbya school will contribute to the comprehension of meaning assigned by child going to school, place where are created new forms of knowledge construction indigenous and non-indigenous in new relations, beyond of those made in their own Guarani learning process.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectÍndios Guaranipor
dc.subjectAntropologia da criançapor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectGuarani Mbyaeng
dc.subjectAnthropology of Childreneng
dc.subjectSchoolar Educationeng
dc.titleTornar-se aluno(a) indígena: a etnografia da escola Guarani Mbya na aldeia Nova Jacundápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.description.resumoEsta dissertação investiga os processos de ensino e aprendizagem e as práticas pedagógicas escolares das crianças Guarani Mbya de Nova Jacundá, que vivem no sudeste do Pará, a fim de compreender o que é tornar-se ( becoming/become , Toren 2004) aluno(a) indígena. A criança será aqui tomada como ator social ativo e produtor de cultura (Cohn 2005) e a escola será abordada como um espaço em que as crianças tornam-se alunos, como uma das práticas de autopoieses ( autopoietic , Toren 1999), ou seja, de produção de significados sobre o seu mundo. Sendo assim, minha etnografia pretende compreender como estas crianças produzem significados no contexto escolar e na condição de alunos indígenas, tomando a escola como um espaço de fronteira (Tassinari 2001), em que se articulam os conhecimentos, o modo de ser guarani mbya e suas práticas de ensino e de aprendizagem com os conhecimentos e métodos pedagógicos escolares. Esta etnografia de uma escola guarani mbya irá contribuir para a compreensão dos significados atribuídos pelas crianças ao ir à escola, espaço onde se dão novas formas de construção de conhecimento - indígena e não-indígena em novas relações, além daquelas realizadas nos próprios processos de aprendizagem guarani.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1696584969032916por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem