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dc.contributor.authorRosa, Soraya Diniz
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:43Z
dc.date.available2012-04-17
dc.date.available2016-06-02T19:35:43Z
dc.date.issued2012-02-16
dc.identifier.citationROSA, Soraya Diniz. Tecendo os fios entre educação e saúde : a formação profissional na residência multiprofissional em saúde. 2012. 221 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2270
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfissionais da saúde - formação profissionalpor
dc.subjectResidência multiprofissional em saúdepor
dc.subjectCurso Lato sensupor
dc.titleTecendo os fios entre educação e saúde : a formação profissional na residência multiprofissional em saúdepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lopes, Roseli Esquerdo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507752191797249por
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da discussão sobre a educão superior brasileira, especificamente a formação dos profissionais da saúde, tomando-se como parâmetro a especializão no conjunto da pós-graduação, a partir da análise do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde, reconhecido como pós-graduação lato sensu. Tomamos como estudo empírico o programa implantado pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos SP, denominado Projeto da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, criado em 2006, que foi apresentado como estratégia para implementação do Sistema Único de Saúde no município, para a consolidação do Programa de Saúde da Família. Este programa foi instituído como uma proposta de cogestão institucional, com a UFSCar e ofertado aos profissionais da área da saúde, com exceção da categoria médica, que contemplou ampliar a qualidade e a eficiência dos serviços municipais de saúde. Foi feita uma pesquisa histórica e documental e, posteriormente, utilizou-se o depoimento dos residentes a respeito dessa experiência de formação profissional, como instrumento para análise dos problemas, levando em consideração o mapeamento de todos os demais segmentos envolvidos no processo da pesquisa de campo. Os resultados alcançados permitem afirmar a mportância da pós- graduaçãolato sensu no âmbito da educação em saúde. Contudo, sua oferta descontínua e, na maioria dos casos, não acadêmica, tem caracterizado um modelo limitado pela lógica mercantil, evidenciando a falta de políticas públicas que assegurem a devida qualificação profissional. A partir de todos os elementos apresentados para análise, concluímos que a Residência Multiprofissional, implantada no município de São Carlos, pretendida como uma nova estratégia para políticas de educação permanente, favorecendo a produção das condições necessárias para mudanças no modelo médico-assistencial restritivo, ainda hegemônico, de atenção em saúde, restringiu-se estruturação da rede de serviços públicos, por meio da oferta de um campo de trabalho precarizado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2934112827916647por


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