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dc.contributor.authorSilva, Cassiana Rodrigues Alves
dc.date.accessioned2016-06-02T19:00:31Z
dc.date.available2014-12-12
dc.date.available2016-06-02T19:00:31Z
dc.date.issued2014-03-11
dc.identifier.citationSILVA, Cassiana Rodrigues Alves. O meu rolê na raça: intersecções entre adolescentes, gênero e raça. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/239
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectCorpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleO meu rolê na raça: intersecções entre adolescentes, gênero e raçapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lanna, Marcos Pazzanese Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355559441138016por
dc.description.resumoEssa etnografia tem como objetivo identificar, a partir do convívio com jovens entre 14 e 18 anos, quais noções são acionadas por eles em torno das categorias de raça/cor e de gênero. Para adentrar no cotidiano dos interlocutores optei por acompanhá-los inicialmente na escola onde estudavam. No total, frequentei três escolas da rede estadual de Campinas-SP, mas, descrevo apenas duas delas por perceber ali contrastes etnográficos interessantes para a reflexão antropológica. A partir desses locais, me aproximei de alguns jovens e passei a conviver com eles nos locais por onde circulavam, viviam, namoravam, ficavam... Além de observá-los em suas interações com amigos e/ou familiares. Pude acompanhar alguns jovens na balada , na rua, no parque, em suas casas ou na casa de amigos, em qualquer lugar que permitissem acompanhá-los. Inicialmente, pretendia estabelecer como interlocutores dessa etnografia um grupo formado apenas por meninas negras, pois, assim como indica uma extensa bibliografia, as especificidades em analisar o grupo mulheres negras apresenta uma série de complexidades que, apenas nas últimas décadas, ganharam destaque nas análises acadêmicas. Entretanto, ao longo da pesquisa de campo, percebei a necessidade de considerar um universo de análise mais amplo. Assim, passei a conviver com os adolescentes de forma geral, sem deixar de perceber quais referências eram feitas à raça/cor e ao gênero. Em síntese, essa pesquisa se apresenta como uma etnografia dos rolês .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3217166627087004por


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