Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Becky Henriette
dc.date.accessioned2016-06-02T19:38:48Z
dc.date.available2007-07-06
dc.date.available2016-06-02T19:38:48Z
dc.date.issued2006-12-01
dc.identifier.citationGONÇALVES, Becky Henriette. O uso do computador, a alfabetização e a pós-alfabetização: o que dizem educando/as do MOVA.. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2411
dc.description.abstractThe present study aims, as it main goal, to anlyze the contribuitions of the utilization of computer to the literacy and postliteracy of teens and adults and for the superation of self-protection. Yet abording the new tendencies imposed by the Information Society or Informacional Capitalist Society. From documents, theoretical references, observations and discussions with the students in alphabetical and post alphabetical situation and using the computer as one more tool in this process of teaching-learning, it was found that such tool has many benefits for lecture and writen acquisition for the process of escolarization of teens and adults, as well as it makes possible an insertion, yet as initial in the Information Society, and qualification for jobs, that in the actual context demands to deel with much more with those new information and comunication tecnologies. Thus, as they notice historical subjects and capable of transformation, alphabetized, social and economical inserted, the students surpass the social speech built by them, of self-protection. Looking foward to contribute with the teaching of teens and adults in the acquisition of lecture and writing for a critical concept and world transform, this study alerts for the using of the computer in the process of alfabetization and post-alfabetization of teens and adults is an instrument with big contributions, wich points the necessity of elaboration and implementation of public politics in this way of inclusion and superation of social inaquilities and educatives.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.titleO uso do computador, a alfabetização e a pós-alfabetização: o que dizem educando/as do MOVApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782850J6por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da utilização do computador para a alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos e para a superação da auto-proteção, através da fala dos/as educandos/as. Abordando ainda as novas necessidades postas pela configuração da Sociedade da Informação ou Sociedade Capitalista Informacional. A partir de documentos, referenciais teóricos, observação e discussão com os/as educandos/as em situação de alfabetização e pós-alfabetização e utilização do computador enquanto mais uma ferramenta neste processo de ensinoaprendizagem, constatou-se que tal equipamento é deveras benéfico na aquisição da leitura e da escrita na escolarização de jovens e adultos, bem como possibilita uma emancipação, ainda que inicial na Sociedade da Informação e qualificação para o mundo do trabalho, que no atual contexto exige cada vez mais lhe dar com as novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, ao se perceberem sujeitos históricos e capazes de transformação, alfabetizados/as, emancipados/as social e economicamente, os/as educandos/as superam o discurso construído socialmente e por eles/as introjetado, da auto-proteção. Procurando contribuir com a escolarização de jovens e adultos na aquisição da leitura e da escrita em uma concepção crítica e transformadora do mundo, o presente estudo alerta que a utilização do computador na alfabetização e pósalfabetização de jovens e adultos é um instrumento com grandes contribuições, o que aponta a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas neste sentido de emancipação e superação de desigualdades sociais e educativas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7105367132057191por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record