Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilveira, Maria de Fátima Lopes da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:13Z
dc.date.available2004-12-09
dc.date.available2016-06-02T19:39:13Z
dc.date.issued2002-06-12
dc.identifier.citationSILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da. Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.. 2002. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2552
dc.description.abstractThis work is orderly following this question: How to configure the professional learning of the teacher in the beginning of the carrier, in attempt to overcome the scholar failure of second grade students of the public elementary school? The research started beginning in 1999, during my first experience as teacher in the school in São Carlos-SP-Brazil. In this work, between the learning, is possible to detach: the attribution of the meanings to the theoretical references getting during the process of the fundamental development, and how to translate to the professional practice engaged with the scholar success; the construction of the teaching process related to the reading and writing (Ferreiro, 1995).eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectAprendizagem profissional da docênciapor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.titleTrabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2por
dc.description.resumoEste trabalho, de natureza qualitativa, está organizado em torno da seguinte questão: Como se configura a aprendizagem profissional da docência de uma professora iniciante, na tentativa de superação do fracasso escolar de alunos de uma 2ª série do ensino fundamental? A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano letivo de 1999, em minha sala de aula, durante a minha primeira experiência como docente na E.M.E.B. "Profa Maria Ermantina Carvalho Tarpani" da cidade de São Carlos-São Paulo. O trabalho foi organizado a partir dos relatos de minhas experiências iniciais como professora, realizadas com uma turma composta de cinqüenta por cento de alunos com história de fracasso escolar. Assim, para este trabalho foram destacadas as trajetórias de duas crianças, por serem elas as mais fortes representantes, naquela turma, de como se configura o fracasso escolar em nosso sistema público educacional. O referencial teórico está pautado em quatro eixos: a problemática do fracasso escolar e a aposta no sucesso escolar; o processo de mediação e significação em Vygotsky; o processo de alfabetização e finalmente as características da atuação docente no início da carreira. Os dados foram organizados em episódios, apresentados em ordem cronológica, que mostram como fui aprendendo a lidar com o fracasso escolar das crianças, procurando transformá-lo em sucesso. Mostram também a construção de minha aprendizagem quanto ao processo de alfabetização das crianças. A análise dos dados procurou abordar a minha visão como professora iniciante quanto às aprendizagens possíveis no momento da entrada na carreira segundo as características desta fase segundo Huberman (1992): a sobrevivência e a descoberta. Dentre as aprendizagens relativas à superação do fracasso escolar foi possível destacar: a atribuição de significados aos referenciais teóricos recebidos durante o processo de formação básica e como traduzi-los para uma prática profissional comprometida com o sucesso escolar; a construção do processo de ensino relativo à alfabetização, segundo Ferreiro (1995) neste aspecto, a partir das dificuldades das crianças em relação à escrita, fui aprendendo como se dá a construção do processo de apropriação do sistema de escrita pelas crianças. Finalmente, estão descritas outras aprendizagens da docência: a relação com os aspectos institucionais; o relacionamento entre os pares; o trato com as categorias da base de conhecimento, segundo Shulman, especialmente quanto ao conhecimento pedagógico do conteúdo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem