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dc.contributor.authorBianchini, Tatiane Cristina
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:18Z
dc.date.available2011-04-28
dc.date.available2016-06-02T19:39:18Z
dc.date.issued2011-02-25
dc.identifier.citationBIANCHINI, Tatiane Cristina. Gestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógica. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2582
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas - organização e administraçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectComunidades de Aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem dialógicapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleGestão democrática da escola e a perspectiva da aprendizagem dialógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa identificar o grau de aproximação entre os principais pressupostos teóricos relativos à gestão democrática da escola presentes na produção bibliográfica atual e os pressupostos básicos da Aprendizagem Dialógica, base conceitual da proposta de Comunidades de Aprendizagem. Trata-se, portanto de uma pesquisa de caráter teórico, realizada por meio de levantamento e análise de textos publicados em periódicos de estratificação Qualias A1, A2, B1 e B2 que contemplem a palavra-chave gestão escolar. Além disso, para que fosse possível identificar o grau de aproximação entre os textos analisados e o conceito de Aprendizagem Dialógica, contou com leituras que apontassem mais diretamente para a base conceitual de Comunidades de Aprendizagem. A proposta de Comunidades de Aprendizagem é uma parceria entre o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa NIASE/UFSCar e a Prefeitura do Município de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As ações desta proposta de transformação da escola buscam garantir a aprendizagem de máxima qualidade às comunidades em que se insere, bem como buscam viabilizar a convivência respeitosa entre todos e todas. A base teórica para essas ações apresentam-se pela Aprendizagem Dialógica, conceito formulado por Ramón Flecha que, por sua vez, tem base na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, e na Dialogicidade, de Paulo Freire. Por meio da realização deste trabalho foi possível identificar alto grau de aproximação entre os princípios identificados nos artigos, em favor da gestão democrática da escola, e aqueles defendidos na Aprendizagem Dialógica, que, na verdade, os incorpora, mas vai além, sinalizando para uma maior radicalidade democrática. Reconhece-se, contudo, que tais artigos trazem contribuições importantes para a formulação de uma proposta de transformação das escolas, inclusive aquelas denominadas Comunidades de Aprendizagem, conforme apresentadas no texto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3297836406099592por


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