Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Claudionor Renato da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:23Z
dc.date.available2011-12-02
dc.date.available2016-06-02T19:39:23Z
dc.date.issued2011-10-11
dc.identifier.citationSILVA, Claudionor Renato da. Environmental formation in a country school: a documental analisys from the perspective of ecoliteracy. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2607
dc.description.abstractEcological sustainable environmental formation is in the basis of public education policy on country Education so that socioenvironmental questions become part of the curriculum, therefore, of the syllabus. In this theoretical documental investigation we inquire about the ways this proposal of environmental formation occurs in a country school in São Paulo state. We have adopted the perspective of ecoliteracy to understand this formation. The following documents were object of study: the School Pedagogical Project, the Teacher s Plan and the Class Diary of the 5thgrade of an elementary school. After the pre-analysis, a preliminary analysis was carried out indicating: (1) the context of production of the document; (2) the author/authors; (3) authenticity reliability of documents; (4) the nature of the text; (5) key concepts and internal logic of the text. The next step was an interpretive analysis with the objective to identify and to configure how environmental formation is processed in a country school. The results indicated the presence of the environmental formation discourse that reveals itself by means of key elements (words and sentences) that dialogue with the bases of ecoliteracy. These elements pervade the discourse of the Pedagogical Project but in the Teacher s Plan and in the Class Diary that are perspectives to guide the pedagogic actions directly we observed a more specific presence of Science and Geography. We can infer that as the Pedagogical Project has a more comprehensive and ideological discourse according to the directions of environmental formation, such as recommended in public policy on country education, the environmental discourse elements are more explicit and orderly . In the other two documents, even if one of them focuses technical and organic aspects of curriculum (Teacher Plan) and the other is the mirror of daily classroom routine (Class Diary) the discourse of environmental formation becomes less dense and more fragmented. The research question is answered at the same time that it places the ecoliteracy not only as a perspective for environmental formation in country Education but as a possible, theoretical and methodological construct for the curriculum.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectEcoletramenpor
dc.subjectEnvironmental formationeng
dc.subjectCountry schooleng
dc.subjectEcoliteracyeng
dc.titleFormação ambiental na escola do campo: uma análise documental sob o olhar do ecoletramentopor
dc.title.alternativeEnvironmental formation in a country school: a documental analisys from the perspective of ecoliteracyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767324H6por
dc.description.resumoFormação ambiental ecológico sustentável - está na base da política pública da educação do campo de modo que as questões de natureza socioambientais passem a fazer parte do currículo, portanto, do conteúdo programático. Nesta investigação de cunho teórico documental, indaga-se sobre as maneiras em que essa proposta de formação ambiental acontece numa escola do campo do interior do Estado de São Paulo. Opta-se pelo ecoletramento como um visor para a leitura desta formação. Os documentos, objeto de estudo: Projeto Pedagógico da escola, o Plano de Ensino e o Diário de Classe de um 5° Ano do Ensino Fundamental. Após a pré- análise procedeuse à análise preliminar indicando: (1) o contexto de produção do documento; (2) autor/autores; (3) autenticidade e confiabilidade dos documentos; (4) natureza do texto; (5) conceitos chave e lógica interna do texto. Na etapa seguinte, efetuou-se a análise interpretativa com o objetivo de identificar e configurar como se processa a formação ambiental nessa escola do campo. Os resultados indicaram a presença do discurso da formação ambiental que se revela por meio de elementos chave (palavras e sentenças) que dialogam com as bases do ecoletramento. Esses elementos perpassam todo o discurso do Projeto Pedagógico, porém no Plano de Ensino e Diário de Classe, que são perspectivas para orientar diretamente as ações pedagógicas, observou-se uma entrada mais pontual e específica em Ciências e Geografia. Pode-se inferir que, como o Projeto Pedagógico tem um discurso mais abrangente e ideológico de acordo com os apontamentos da formação ambiental, tal como se preconiza na política pública para a educação do campo, os elementos do discurso ambiental são mais explícitos, ordenados . Já para os outros dois documentos, mesmo que um seja focalizado no aspecto técnico e orgânico do currículo (Plano de Ensino) e outro seja o espelho da rotina diária da sala de aula (Diário de Classe) o discurso da formação ambiental tornase menos denso e mais fragmentado. A questão da pesquisa é respondida, ao mesmo tempo, em que coloca o ecoletramento não apenas como um visor para a formação ambiental na educação do campo, mas como um possível construto prático, teórico e metodológico para o currículo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7438095735800337por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record