Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Débora Alfaro São Martinho da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:34Z
dc.date.available2013-05-07
dc.date.available2016-06-02T19:39:34Z
dc.date.issued2013-02-25
dc.identifier.citationSILVA, Débora Alfaro São Martinho da. José Scaramelli: um bandeirante do ensino paulista na implementação e divulgação de uma didática e metodologia da educação nova para a infância brasileira. 2013. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2664
dc.description.abstractThe subject of this work is to study the pedagogical ideas in Brazil during the First Republic through the life history and the work of José Scaramelli who was one education expert from educational mission of Sao Paulo state. The aim of this dissertation is learning, to analyze and to understand how the methods of New Education came in to Brazilian educational scenario and, how the author Scaramelli appropriated them. Scaramelli tried to adapt them to Brazilian education reality at that time. Were Scaramelli pedagogical ideas a novelty or simply a copy of the original ideas wrote by New Education Movement Scholars? To discuss this question, the concepts of didacticism and methodology were analyzed based on his work which was produced from 1914 to 1931. Methodological guides were used as such as were proposed by Dermeval Saviani works.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - históriapor
dc.subjectHistória das idéiaspor
dc.subjectEscola novapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectScaramelli, José, 1894-1955por
dc.subjectHistória da Educação Brasileirapor
dc.subjectHistória das Ideias Pedagógicaspor
dc.subjectMovimento da Educação Novapor
dc.subjectHistory of brasilian educationeng
dc.subjectHistory of pedagogical ideaseng
dc.subjectNew education movementeng
dc.subjectJosé Scaramellieng
dc.subjectDidacticismeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.titleJosé Scaramelli: um bandeirante do ensino paulista na implementação e divulgação de uma didática e metodologia da educação nova para a infância brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5531549041064584por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por tema o estudo do movimento das ideias pedagógicas em circulação no Brasil no período da Primeira República, mediante a trajetória de vida e das interlocuções de um intelectual da educação brasileira, José Scaramelli, intelectual partícipe das missões de professores paulistas. Seu objetivo consiste em apreender, analisar e compreender como os ideais do Movimento da Educação Nova adentram no cenário educacional brasileiro, sendo apropriados e adaptados à realidade da época por este educador. A proposição de um novo modelo pedagógico que indica para a escola brasileira resultaria em algo inovador ou constituiria uma reprodução de tais sistemas de pensamento? Para isso foram tomados como categoria de análise os conceitos de didática e metodologia no conjunto de sua obra, produzida no período de 1914 a 1931. Como guias metodológicos para a análise dos resultados serão considerados o caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, a perspectiva de longa duração, o olhar analítico-sintético no trato com as fontes, a articulação do singular e do universal e a atualidade da pesquisa histórica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples