Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLopes, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:39:40Z
dc.date.available2014-02-17
dc.date.available2016-06-02T19:39:40Z
dc.date.issued2013-12-05
dc.identifier.citationLOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva. O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o youtube e a (re)definição da relação pedagógica. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2694
dc.description.abstractThe presence of digital technologies in everyday life of a significant part of human beings occurs increasingly intense way. At the same time, in the classroom space, the repression of feelings consolidates intensely. In this context, Youtube seems to be the scene of regressive catharsis by students. Aiming to understand how to (re)configure the relationships between teachers and students on new spaces of expression, this research investigates eight videos, posted on YouTube by students, showing the tension between the actors of the educational process, based on Critical Theory and Psychoanalysis. Thus, it presents one of the greatest challenges of education today: a new relationship between students and teachers as from the dialogue about and through digital technologies.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)por
dc.subjectRelação professor-alunopor
dc.subjectCritical theory of educationeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectStudent-teacher relationshipeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectYouTubeeng
dc.titleO olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o youtube e a (re)definição da relação pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.description.resumoA presença das tecnologias digitais no dia a dia de significativa parte dos seres humanos se dá de modo cada vez mais intenso. Paralelamente, no espaço da sala de aula, a repressão dos sentimentos vai se consolidando de forma pungente. Nesse enredo, entra em cena o YouTube como palco de uma catarse regressiva por parte dos estudantes. Objetivando compreender como se (re)configuram as relações entre professores e alunos diante de novos espaços de expressão, esta pesquisa investiga oito vídeos, postados no YouTube por alunos, que mostram a tensão entre os atores do processo educativo, à luz da Teoria Crítica e da Psicanálise. Delineia-se, assim, um dos maiores desafios da Educação na atualidade: estabelecer uma nova relação entre alunos e professores a partir do diálogo sobre e por meio das tecnologias digitais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2178369106215171por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem