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dc.contributor.authorOshiro, Claudia Kami Bastos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:14Z
dc.date.available2004-12-16
dc.date.available2016-06-02T19:46:14Z
dc.date.issued2004-08-30
dc.identifier.citationOSHIRO, Claudia Kami Bastos. Exclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base.. 2004. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3071
dc.description.abstractThis study investigated responding by exclusion , which has been demonstrated as a robust behavioral process, consisting in the selection of an undefined comparison stimulus, when the sample is also an undefined stimulus (that is, both stimuli are new in the experimental setting), without any previous history that could establish the comparison as a discriminative stimulus for the selection response. Exclusion has been extensively replicated with an experimental preparation of conditional auditory-visual discriminations in which the participant learns to relate a single sample to a single comparison. Recent research has also demonstrated the occurrence of exclusion when participants learn to relate a single name to different pictures and many names to single picture. The purpose of this study was to investigate whether exclusion would occur with visual stimuli used both as sample and comparison stimuli, without a spoken word as a nodal stimulus. Three experiments were conducted using the same experimental arrangements used in previous studies, to establish the visualvisual conditional discriminations baseline for the exclusion probes: each sample related to many comparisons (Experiment I), many samples related to each comparison (Experiment II) and a combination of both arrangements (Experiment III). In each experiment, children aged 4 to 5 years were exposed to the following experimental sequence: 1) establishment of a baseline of conditional discriminations with visual stimuli; 2) exclusion probes; 3) teaching new baseline relations; 4) additional exclusion probes; 5) probes of equivalence class formation. All children learned the conditional discriminations and showed positive results on exclusion probes and equivalence probes. The regularity observed in the data supports the conclusion that responding by exclusion occurs under a baseline of conditional discriminations including only visual stimuli, both with one-to-one pairings and many-to-one (or one-to-many) pairings. These data confirm and extend previous findings and have important implications for the comprehension of relational learning, the emergence of new behavior and the symbolic function and its role in language acquisition.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMétodos de ensinopor
dc.subjectControle de estímulospor
dc.subjectDiscriminação condicionalpor
dc.subjectControle por seleçãopor
dc.subjectControle por rejeiçãopor
dc.subjectComportamento emergentepor
dc.subjectExclusioneng
dc.subjectEmergent behavioreng
dc.subjectConditional discriminationeng
dc.subjectStimulus control topographyeng
dc.subjectControl by selectioneng
dc.subjectControl by rejectioneng
dc.subjectChildreneng
dc.titleExclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoEste trabalho investigou o responder por exclusão , um fenômeno comportamental robusto, demonstrado experimentalmente pela seleção imediata de um estímulo de comparação indefinido, diante de um estímulo modelo também indefinido experimentalmente (isto é, estímulos novos na situação experimental), sem uma história prévia que torne o estímulo de comparação em discriminativo para a resposta de seleção. A exclusão tem sido extensamente replicada com uma preparação experimental de linha de base de discriminações condicionais auditivo-visuais em que o participante aprende que a cada estímulo modelo corresponde um, e apenas um, estímulo de comparação, mas pesquisa recente também demonstrou a ocorrência de exclusão quando os participantes aprendem a relacionar um mesmo nome a figuras diferentes ou nomes diferentes a uma mesma figura. O presente estudo teve como objetivo principal investigar se a exclusão ocorreria se todos os estímulos fossem visuais, sem a palavra falada como estímulo nodal. Foram realizados três experimentos que buscaram replicar alguns dos estudos prévios com estímulos auditivos, quanto à linha de base para os testes de exclusão: um mesmo modelo relacionado a vários estímulos de comparação (Experimento I), vários modelos relacionados a um mesmo estímulo de comparação (Experimento II) e combinações de relações múltiplas e singulares (Experimento III). Em cada experimento, crianças de 4 a 5 anos foram expostas à seguinte seqüência experimental: 1- estabelecimento de uma linha de base de discriminações condicionais visuais; 2- sondas de exclusão; 3- ampliação da linha de base pelo ensino de novas relações; 4- novas sondas de exclusão; 5- testes de formação de classes de estímulos. Todos os participantes adquiriram as discriminações condicionais e apresentaram resultados positivos nas sondas de exclusão e nos testes de formação de classes de equivalência. A regularidade dos dados permite a conclusão de que a seleção por exclusão ocorre com linha de base constituída somente por estímulos visuais, tanto com relações de emparelhamento um para um, como muitos para um, confirmando e estendendo descobertas prévias. Os dados têm importantes implicações para a compreensão da aprendizagem relacional, da emergência de comportamentos novos e da função simbólica e seu papel na aquisição de linguagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


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