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dc.contributor.authorMoura, Karina Rumi de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.available2013-04-15
dc.date.available2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.issued2013-02-07
dc.identifier.citationMOURA, Karina Rumi de. Abordagem da saúde da criança na educação infantil : percepção de educadoras. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3257
dc.description.abstractThe first years of a child life is recognized as determinant to the establishment of concepts and attitudes that impacts its whole life. In this sense, child day care centers, throughout the relationships offered, are of great influence. The present study contributed with the qualification of these places when assumed as its aim to comprehend the health approach developed by educators of child day care centers. It adopted the Symbolic Interactionism as theoretical reference and the Thematic Content Analysis as the methodological reference. Interviews with twenty educators were developed. Insecurity in health approach revealed to be the central phenomena and the thematic categories health in child day care centers ; Child day care centers contexts as limit and Need of partnerships described conceptions, needs and actions in the process of including health in the educators practice. Reach the integration of health and education in child day care centers is an actual challenge and claim for investments.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectCrechespor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPedagogueeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectChild day care centerseng
dc.subjectNursingeng
dc.titleAbordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Wernet, Monika
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056127658896265por
dc.description.resumoOs primeiros anos de vida de uma criança são reconhecidos como determinantes para o estabelecimento de concepções e atitudes, com desdobramentos para o resto da vida. Neste sentido, os espaços de educação infantil despontam-se como de grande influência, por meio das interações ali vivenciadas. Esta pesquisa buscou contribuir com a qualificação destes espaços ao tomar como objetivo compreender a abordagem de saúde da criança pelos educadores no espaço de educação infantil. Adotou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise de Conteúdo na modalidade temática enquanto referencial metodológico. Foram realizadas entrevistas com vinte educadoras. Insegurança frente a abordagem da saúde da criança revelou-se como fenômeno central e as categorias temáticas Saúde no espaço de educação infantil ; Contexto da escola como limite e Necessidade de parcerias retratam significados, necessidades e ações desenvolvidas pelos educadores no processo de incluir saúde em suas praticas. Alcançar a integração saúde e educação nos espaços de educação infantil revelou-se como desafio atual e que carece de investimentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4184385349203169por


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