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dc.contributor.authorDias, Jéssica David
dc.date.accessioned2016-06-02T19:48:26Z
dc.date.available2015-03-02
dc.date.available2016-06-02T19:48:26Z
dc.date.issued2015-01-20
dc.identifier.citationDIAS, Jéssica David. Serious game development to support the fight against the childhood obesity. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3280
dc.description.abstractEducational games and ludic activities can be useful tools and well received by children to achieve the goal of health education. Technology can offer significant benefits to the educational process, and can help to face the childhood obesity, encouraging the learning process and motivating the child to adhere to their treatment. Based on this, it is seen the importance of the insertion of the serious game for the promotion of health. Given the use of technology by children, it is believed in the potential of these resources for changing behaviors in this population, particularly against children obesity. This study aims to develop a serious game to support the fight against the childhood obesity. This is exploratory, not experimental, applied and quantitative research. For the development of the game, the following steps were made: conceptualization, pre-production with development of the Game Design Document (GDD), prototyping, production and the evaluation from specialists. It was developed a prototype in alpha stage. The game was evaluated positively both in terms of gameplay and mechanics, and in relation to the content presented, standing out the game as a powerful strategy for health promotion. The arising information from the evaluation phase held by experts served as subsidy for adjustments to the software to make it available in the future to the target population. It is expected that the design of this serious game encourages greater inclusion of games in health as well as encourage their use in health education. It is also expected that the results of this study provides evidence to support the importance of different strategies for early interventions in the context of childhood obesity.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagem pediátricapor
dc.subjectObesidadepor
dc.subjectInformática em saúdepor
dc.subjectVídeo gamespor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPediatric nursingeng
dc.subjectObesityeng
dc.subjectMedical informaticseng
dc.subjectVideo gameseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.titleDesenvolvimento de serious game para auxílio ao enfrentamento da obesidade infantilpor
dc.title.alternativeSerious game development to support the fight against the childhood obesityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185144417072417por
dc.description.resumoOs jogos e atividades lúdicas podem ser ferramentas úteis e de boa receptividade por parte de crianças para atingir o objetivo da educação em saúde. A tecnologia pode oferecer benefícios significativos para o processo educativo, além de auxiliar no enfrentamento da obesidade infantil, favorecendo o processo de aprendizagem e motivando a criança a aderir ao tratamento. A partir disso, surge a importância da inserção do serious game (jogo sério) para a promoção da saúde. Considerando a utilização de tecnologias por crianças, acredita-se na potencialidade desses recursos para a mudança de comportamentos nessa população, particularmente com relação à obesidade infantil. Este estudo tem como objetivo desenvolver um serious game para auxílio ao enfrentamento da obesidade infantil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, não experimental, aplicada e quantitativa. Para o desenvolvimento do jogo, foram percorridas as seguintes etapas: conceituação, pré-produção com desenvolvimento do Game Design Document (GDD), prototipagem, produção e a avaliação de especialistas. Desenvolveuse um protótipo em fase alpha. O jogo foi avaliado positivamente tanto em relação à jogabilidade e mecânica, quanto em relação ao conteúdo apresentado, destacando o jogo como uma estratégia potente de promoção de saúde. As informações oriundas da fase de avaliação serviram de subsídio para adequações no software a fim de disponibilizá-lo futuramente à população alvo da pesquisa. Espera-se que a concepção deste serious game incentive maior inserção e desenvolvimento de jogos na área da saúde. Almeja-se também que os resultados deste estudo forneçam evidências que sustentem a importância das estratégias diferenciadas para intervenção precoce no âmbito da obesidade infantil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4911016478774713por


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