Show simple item record

dc.contributor.authorRicci, Marlucy Godoy
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:08Z
dc.date.available2010-07-26
dc.date.available2016-06-02T19:50:08Z
dc.date.issued2010-05-31
dc.identifier.citationRICCI, Marlucy Godoy. The work organization in the call center area: the collection case. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3356
dc.description.abstractThe purpose of this study was to explore the peculiarities of the work organization and the different ways of control that were observed in the call center operator s activity. The theoretical-methodological focus that led the research is the Work Organization. A bibliographic research and a case study were performed. The bibliographic research allowed the characterization of the area, its emergence and development, as well as many aspects of the work in this activity. The field research was performed at a company that does collection service over the telephone and involved some visits to the company plant and the incorporation of interviews with the operators, support staff, main executives and operation manager. The interviews allowed the interviewees to explain how they operate, how they evaluate their job, how they deal with different demands and also their perspective regarding the future of this activity. The literature shows that the employees who have contact with the clients, as telemarketing operators, experience a double control, practiced on one hand by the company norms and rules and on the other hand by each client s specific demands. In the studied company it was noticed that the operators, besides the company and the clients, have to deal with other souces of embarassment.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectTecnologia - serviços de informaçãopor
dc.subjectTrabalho (Organização)por
dc.titleOrganização do trabalho e controle em teleatendimento: o caso de uma empresa de cobrançapor
dc.title.alternativeThe work organization in the call center area: the collection caseeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rachid, Alessandra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6981682198988902por
dc.description.resumoO objetivo desta tese se concentrou em explorar as peculiaridades da organização do trabalho e as diferentes formas de controle observadas na atividade do operador de teleatendimento. O enfoque teórico-metodológico que norteou a pesquisa é o da área de Organização do Trabalho. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. A pesquisa bibliográfica permitiu caracterizar o setor, seu surgimento e desenvolvimento, assim como vários aspectos do trabalho nesta atividade. A pesquisa de campo foi realizada numa empresa que presta serviço de cobrança por telefone e envolveu visitas às instalações da empresa e a realização de entrevistas com operadores, funcionários em cargos de apoio, assim como dos principais executivos e do gerente de operações. As entrevistas permitiram aos entrevistados explicarem como desempenham a função de operador, como avaliam seu trabalho, como lidam com as diferentes demandas e também sua perspectiva em relação ao futuro nesta atividade. A literatura aponta que os trabalhadores em serviços que envolvem contato com clientes, como no caso dos operadores de teleatendimento, sofrem um duplo controle, exercido, por um lado, pelas normas e regras da empresa e, por outro, pelas demandas específicas colocadas por cada cliente. No caso da empresa estudada, observou-se que os operadores, além da empresa e dos clientes, têm que lidar com outras fontes de constrangimentos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9668886542467621por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record