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dc.contributor.authorMachado, Melise Dantas
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:30Z
dc.date.available2004-08-14
dc.date.available2016-06-02T19:51:30Z
dc.date.issued2004-02-27
dc.identifier.citationMACHADO, Melise Dantas. Canais de distribuição para produtos da agricultura familiar: um estudo em hortaliças.. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3540
dc.description.abstractThe intention of this work is to study marketing channel for products proceeding from small holders agriculture. Considering that small holders agriculture,in São Paulo State, represents 95% of the production of fresh vegetables, the focus this research falls again on the marketing channel of the related production. Initially a background revision was become about some topics to the subject, in special: marketing channels and small holders agriculture. In the empirical research, a multi-case study was made with small holders agriculture and involved companies in the distribution of fresh vegetables, in two subsequent phases. In the first, searched to understand the particularitities of small holders agriculture. Then, twenty-four small holders agriculture and five specialists of the area had been interviewed. In the second phase, twenty-four members of the retail market, wholesale market and food service companies had been interviewed, two managements of CEASAs, some agents who if had shown to potentials for the fresh vegetables distribution and non-small holders agriculture (patronal). To point out the reader to the studied sector, before the empirical analysis, a panorama of the marketing channels of fresh vegetables in São Paulo State was prepared. The sample included the main important involved in the distribution of fresh vegetables, except the final consumers, was possible to identify the currently channels used by the small holders agriculture, the main important agents in the marketing channel of these products and the requirements demanded for each agent. On the basis of such information, had been formulated some recommendations and suggestions about some alternatives channels for the distribution of fresh vegetables, as well as proposes for a better positioning of the small holder agriculture in the distribution of its products.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCanais de distribuiçãopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectHortaliçaspor
dc.subjectMarketing channeleng
dc.subjectSmall holder agricultureeng
dc.subjectFresh vegetableeng
dc.titleCanais de distribuição para produtos da agricultura familiar: um estudo em hortaliças.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Lago da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728583H0por
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é estudar os canais de distribuição para produtos provenientes da agricultura familiar. Considerando-se que a agricultura familiar no Estado de São Paulo representa 95% da produção de hortaliças, o foco desta pesquisa recai sobre os canais de distribuição da referida produção. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre alguns tópicos ligados ao tema, em especial os canais de distribuição e a agricultura familiar. Na aproximação empírica, foi feito um estudo multicaso com produtores familiares e empresas envolvidas na distribuição de hortaliças, em duas fases subseqüentes. Na primeira, buscou-se entender as particularidades da agricultura familiar. Para tanto, foram entrevistados vinte e quatro produtores familiares e cinco especialistas da área. Na segunda fase, foram entrevistados vinte e quatro representantes do mercado varejista, atacadista e do ramo de refeições coletivas, duas gerências de Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASAs), alguns agentes que se mostraram potenciais para a distribuição de hortaliças e produtores patronais. Para melhor situar o leitor no setor estudado, antes da análise empírica, foi exposto um panorama da distribuição de hortaliças no Estado de São Paulo. Como a amostra contou com os principais envolvidos na distribuição de hortaliças, exceto os consumidores finais domésticos, foi possível identificar os canais atualmente utilizados pelos produtores familiares, os principais agentes inseridos na distribuição desses produtos e os requisitos exigidos por cada agente. Com base em tais informações, foram formuladas algumas recomendações e sugestões quanto a canais alternativos para a distribuição de hortaliças, assim como proposições para um melhor posicionamento dos produtores familiares na comercialização de seus produtos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4763454J5por


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