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dc.contributor.authorAlástico, Gabriel Pedro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:47Z
dc.date.available2011-03-24
dc.date.available2016-06-02T19:51:47Z
dc.date.issued2011-02-16
dc.identifier.citationALÁSTICO, Gabriel Pedro. Gestão da qualidade em serviços médico-hospitalares de pequeno e médio porte : pesquisa-ação e sistemática para implantação da acreditação hospitalar. 2011. 273 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3656
dc.description.abstractThe brazilian s Public Health System is characterized, in general, by precarity from its procedure and its services. This situation can be observed in the high time of waiting by an appointment, in the lack of beds, in the lack of training and education of the professionals from the Healthy Sector. This setting results in accumulation of procedure s errors and, in consequence, in a fall in the Health services quality. This reality exists, in part, because of the deficiency in the public health care service s management system. Nowadays, there are efforts from the government and the health care institutions in order to implement Quality Management programs and a management s structured systematic. These efforts aim to promote the guarantee and the improvement of the health care services. This dissertation aims to carry out the adjustment of the management of a public Health Care institution of smallsized localized in the interior of Sao Paulo (Institution A) according to the NAO s (National Accreditation Organization) requirement for Full Accreditation level by means of an Action Research. Besides, it proposes an orientative systematic for implementation of the level Full Accreditation in health care institutions of the small or medium-sized. As a subsidy for the Action Research, a Case Research was carried out in six health care institutions. This thematic needs more studies and experiences. The professionals of Health Brazilian Sector don t understand the Accreditation s concepts. The Action Research to begin to the adjustment of Hospital School s management, but it didn t was concluded integrally due to the short time period. A systematic was proposed for Health Care Institutions of small or medium-sized to adjust the management according to the NAO s Full Accreditation level.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectAcreditação hospitalarpor
dc.subjectONApor
dc.subjectUnidades de serviços médico-hospitalarespor
dc.subjectAccreditationeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectNational accreditation organization (NAO)eng
dc.subjectHealth care institutionseng
dc.titleGestão da qualidade em serviços médico-hospitalares de pequeno e médio porte: pesquisa-ação e sistemática para implantação da acreditação hospitalarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.description.resumoprocedimentos e serviços, a qual pode ser expressa pela demora de atendimento aos usuários, pela falta de leitos e, ainda, pela falta de capacitação e treinamento de considerável parcela dos profissionais da saúde, resultando numa acumulação de erros em procedimentos e atividades e, conseqüentemente, na falta de qualidade. Essa realidade se deve, em parte, a deficiências na gestão do sistema público de prestação de serviços médico-hospitalares. Isso tem justificado esforços governamentais e das instituições hospitalares para implantação de programas de Gestão da Qualidade e de sistemáticas estruturadas de gestão, com o objetivo de promover a garantia e a melhoria dos serviços prestados. Esta dissertação tem por objetivo adequar, por meio da realização de uma pesquisa-ação, a gestão de uma Unidade de Serviços Médico-Hospitalares pública, de pequeno porte, do interior de São Paulo (Unidade A), aos requisitos de Acreditação Plena da ONA (Organização Nacional de Acreditação), além de propor uma sistemática orientativa para implantação desses requisitos de Acreditação Hospitalar em Unidade de Serviços Médico-Hospitalares de pequeno e médio porte. Como subsídio à pesquisa-ação, foi realizada uma pesquisa exploratória em seis Unidades. Foi possível observar que a temática encontra-se, nacionalmente, incipiente, necessitando de um maior número de pesquisas e de melhor compreensão dos profissionais do setor de Saúde quanto aos conceitos da Acreditação. A pesquisa-ação iniciou a adequação da gestão da Unidade A aos requisitos de Acreditação Plena da ONA, porém, em virtude do curto horizonte de tempo, não foi realizada integralmente. Foi proposta uma sistemática que orienta Unidades de Serviços Médico-Hospitalares de pequeno e médio porte a adequarem sua gestão aos requisitos da ONA para obtenção da Acreditação Plena.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9051672716831147por


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