Show simple item record

dc.contributor.authorGontijo, Layla de Barros Lima Marques
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:55Z
dc.date.available2012-06-06
dc.date.available2016-06-02T19:51:55Z
dc.date.issued2012-03-13
dc.identifier.citationGONTIJO, Layla de Barros Lima Marques. Procedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios lean. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3700
dc.description.abstractThe companies included in a globalized environment, so as to ensure their competitiveness and profitability, are seeking to implement operational excellence programs that aim at customer satisfaction (service level achieved at a fair price) and its employees. The lean philosophy has been pervasive in all sectors, and in the entire chain of value stream, as a means of getting to win this excellence and differentiate themselves in the international market. The distribution centers, and specifically the activity of picking, present themselves as a key point in this chain when considering improvements, since depending on the type of distribution center, the cost of labor associated with picking coul be significative. Coupled with the cost, the time of this activity substantially affects the cycle time of application, ie, the time between receiving a customer order and correct delivery of products. This study therefore aims to contribute to the understanding of the gains that can be obtained with the use of tools and concepts of "Lean thinking" implemented in picking procedure in a distribution center. To this are presented two proposals to do the picking process. The proposals built based on concepts of lean tools are simulated using the Simio, simulation software , and compared with the current process. The analysis of simulation results helped to find out what the procedure for picking has the best performance and satisfies customer requirements.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectProdução enxutapor
dc.subjectCentro de distribuiçãopor
dc.subjectPickingpor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectPrincípios Leanpor
dc.subjectPickingeng
dc.subjectDistribution centereng
dc.subjectLean principleseng
dc.subjectSimulationeng
dc.titleProcedimento de picking em um centro de distribuição utilizando princípios leanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Politano, Paulo Rogério
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727054T7por
dc.description.resumoAs empresas inseridas em um ambiente globalizado, visando garantir sua competitividade e lucratividade, buscam implementar programas de excelência operacional que tenham como objetivo a satisfação do cliente (nível de serviço alcançado a um preço justo) e de seus colaboradores. A filosofia Lean tem sido difundida em todos os setores e em toda cadeia de fluxo de valor, como meio de conseguir ganhar esta excelência e diferenciar-se no mercado internacional. Os centros de distribuição, e especificamente a atividade de picking, se apresentam como um ponto-chave desta cadeia quando se pensa em melhoria. Pois, dependendo do tipo de centro de distribuição, o custo de mão-de-obra associado à atividade de picking é significativo. Aliado ao custo, o tempo dessa atividade influi de maneira substancial no tempo de ciclo de pedido, ou seja, o tempo entre o recebimento de um pedido do cliente e a entrega correta dos produtos. Este estudo pretende, portanto, contribuir para a compreensão dos ganhos que podem ser obtidos com a utilização de conceitos e ferramentas do pensamento Lean implementados em procedimentos de picking de um centro de distribuição. Para isto são apresentadas duas propostas para realizar o processo de picking. As propostas construídas baseadas em conceitos de ferramentas Lean, são simuladas com o software de simulação Simio e comparadas com o processo atual. A análise dos resultados da simulação contribuíram para encontrar qual o procedimento de picking apresenta melhor desempenho e satisfaz os requerimentos dos clientes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record