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dc.contributor.authorSilva, Erika Cristina da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:05Z
dc.date.available2014-07-23
dc.date.available2016-06-02T19:52:05Z
dc.date.issued2013-12-02
dc.identifier.citationSILVA, Erika Cristina da. Proposição de um método de gestão da satisfação dos clientes baseado na integração das normas ISO 9001, ISO/TS 16949 E NBR 15100. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3757
dc.description.abstractThe measurement of customer satisfaction has become a process of extreme importance to organizations on the competitive landscape in which they find themselves today. For this reason, there is a variety of publications of this subject. However, few are linked or cite references to quality standards. Another relevant fact is the lack of publications on the integration of industry quality standards, with the majority only addresses the integration of ISO 9001 (Quality), ISO 14001 (Environment), OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety) and SA 8000 (Social Responsibility). Therefore, it is concluded that there is a lack of published methods that manage the information of customer satisfaction for applications in organizations that have certificates in various industry sectors quality standards. This research included a case study in a large steel company that has the characteristics to perform it and this resulted in the proposal of a method for managing customer satisfaction consisting of 14 steps, which present practices and activities that should be undertaken by the organization. To achieve this goal it was considered the standard ISO 9001 and two industry standards (ISO/ TS 16949 and NBR 15100), a matrix for integration the satisfaction requirements of the three standards, two theoretical models for measuring customer satisfaction and the context in which the organization operates.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectRelações com clientespor
dc.subjectGestão da satisfação de clientespor
dc.subjectIntegração de normas setoriaispor
dc.subjectISO 9001por
dc.subjectISO/TS 16949por
dc.subjectNBR 15100por
dc.subjectManaging customer satisfactioneng
dc.subjectStandards industry integrationeng
dc.titleProposição de um método de gestão da satisfação dos clientes baseado na integração das normas ISO 9001, ISO/TS 16949 e NBR 15100por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oprime, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9291517431456908por
dc.description.resumoA mensuração da satisfação dos clientes tornou-se um processo de extrema importância para as organizações diante do cenário competitivo em que estas se encontram nos dias atuais. Por este motivo, nota-se uma variedade de publicações sobre o tema. No entanto, poucas estão atreladas ou citam referências às normas de qualidade. Outro fato relevante é a ausência de publicações sobre a integração de normas setoriais de qualidade, sendo que a maioria aborda somente a integração das normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e SA 8000 (Responsabilidade Social). Conclui-se, portanto, que há uma carência de publicações de métodos que gerenciem as informações de satisfação dos clientes para aplicações em organizações que possuem certificados em diversas normas setoriais de qualidade. Esta pesquisa contemplou um estudo de caso em uma empresa siderúrgica de grande porte que possui as características para a realização desta e resultou na proposição de um método de gestão da satisfação de clientes composto por 14 passos, os quais apresentam as práticas e atividades que deverão ser realizadas pela organização. Para atingir este objetivo foram considerados: a norma ISO 9001 e duas normas setoriais (ISO/TS 16949 e NBR 15100), uma matriz para integração dos requisitos de satisfação das três normas, dois modelos teóricos de avaliação da satisfação de clientes e o contexto no qual a organização está inserida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5843597031618561por


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