Show simple item record

dc.contributor.authorLima, José Luciano Santinho
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:49Z
dc.date.available2011-05-20
dc.date.available2016-06-02T20:02:49Z
dc.date.issued2011-03-31
dc.identifier.citationLIMA, José Luciano Santinho. Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4424
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectExame vestibularpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectVestibular examinationseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEducation of mathematicseng
dc.subjectENEMeng
dc.subjectFUVESTeng
dc.subjectUNICAMPeng
dc.subjectUFSCareng
dc.titleContextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoNos últimos anos a população brasileira tem presenciado profundas mudanças na forma de ingresso às universidades, e esse trabalho estuda essas mudanças do ponto de vista da contextualização e do conteúdo das questões de matemática da prova do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar. Foi traçado um panorama resumido dos primórdios dos vestibulares até os dias de hoje, com maior atenção às provas hodiernas. Foram analisados vários aspectos de todas as questões de matemática da FUVEST (1977 a 2010), da UNICAMP (1987 a 2010), da UFSCar (2000 a 2010) e do ENEM (1998 a 2009), dentre eles a participação percentual de matemática em cada prova, os assuntos mais freqüentes e a contextualização das questões. Esse último aspecto da contextualização possui um capítulo à parte nessa dissertação, pela sua importância no novo cenário educacional influenciado diretamente pelas avaliações do ENEM. A opinião dos alunos a respeito dos vestibulares modernos também foi levada em conta nessa dissertação através de uma pesquisa de opinião na internet, cujos resultados foram quantificados e analisados estatisticamente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5594125245180344por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record