Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAbbondati, Mario
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:51Z
dc.date.available2013-03-06
dc.date.available2016-06-02T20:02:51Z
dc.date.issued2012-10-31
dc.identifier.citationABBONDATI, Mario. Um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de tópicos de matemática do ensino fundamental. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4435
dc.description.abstractThe objective of this work was the development and application of a Virtual Learning Environment (VLE), based on the Moodle platform, for the study of Mathematic topics at the elementary education level. Furthermore, another purpose is to observe the student's work within this environment and, subsequently, the analysis of the results of this proposed teaching method. The VLE concept was developed with the ISMART foundation students in mind, which are studying at the Bandeirantes School, in Sao Paulo. This foundation is a nonprofit organization that grants scholarships to academically well performing students as well as those of low income families, which are selected through exams and interviews. The selected themes within VLE are quantities and also measurements, chosen for their importance and relevance in every-day life, divided into four units: Measurements of Length, Surface, Volume and Percentage. Emphasis is given to the concept of measurement, by studying the various quantities and diverse approaches, such as: historic, the use of nontraditional unit standards and interactive applications. In relation to the percentage theme, it is important that the students familiarize themselves with different representation of rational numbers (fraction, decimal and percentage). Besides that, this theme is part of the everyday information, where we are dealing with spreadsheets, graphics and statistic data. As part of the VLE, it was the intention of this study to seek real life problems that would involve the use of calculators for more complicated calculations. Furthermore, mental percentage calculations were practiced by applying a specially developed game. Resources were utilized in form of texts, images, audio, video, flash animations and Geogebra applications, besides PowerPoint exercises that were solved in a step by step method as well as other proposed exercises. The VLE was executed with ISMART students of 2011 and 2012, whereby some activities were developed at the School and others at home.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectPlataforma moodlepor
dc.subjectGrandezas e medidaspor
dc.subjectTratamento da informaçãopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectVirtual Learning Environmenteng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectMoodleeng
dc.subjectMeasurementseng
dc.subjectPercentageeng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subjectGeogebraeng
dc.titleUm ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de tópicos de matemática do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle, para o estudo de tópicos de Matemática do Ensino Fundamental. Teve ainda como proposta a observação do trabalho dos alunos nesse ambiente e a análise dos resultados. O ambiente foi desenvolvido tendo como público alvo os alunos da fundação ISMART que estudam no Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Essa fundação é uma instituição sem fins lucrativos que concede bolsas de estudo a alunos estudiosos e de baixa renda, selecionados através de provas e entrevistas. Optou-se pelos temas Grandezas e Medidas e também Porcentagem, para serem trabalhados no ambiente, escolhidos pelas necessidades dos alunos e pela relevância no cotidiano das pessoas. No trabalho com Grandezas e Medidas procurou-se dar ênfase ao conceito de medida, através do estudo de diferentes grandezas e de diversas abordagens: histórica, emprego de padrões não usuais de unidades e uso de atividades interativas. Quanto ao tema Porcentagem, é importante que os alunos se familiarizem com as diferentes representações dos números racionais (fracionária, decimal e percentual). Além disso, esse é um tema ligado ao tratamento da informação do dia a dia, ao lidarmos com tabelas, gráficos e dados estatísticos. Ao longo de todo o ambiente, procurou-se propor problemas do mundo real, envolvendo o uso da calculadora para cálculos mais elaborados. Trabalhou-se também com o cálculo mental de porcentagens através de um jogo que foi desenvolvido. Como recursos foram utilizados textos, imagens, áudio, vídeo, animações em flash e aplicativos Geogebra, além de exercícios resolvidos passo a passo no PowerPoint, e também exercícios propostos. O ambiente foi dividido em quatro unidades: Medidas de comprimento, Medidas de Superfície, Medidas de Volume e Porcentagem. O ambiente foi aplicado aos alunos do ISMART de 2011 e de 2012, sendo que algumas atividades foram desenvolvidas no Colégio e outras em casa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8044007407566849por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem