Show simple item record

dc.contributor.authorFerraz, Juliana Schlatter de Lima
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:54Z
dc.date.available2014-07-15
dc.date.available2016-06-02T20:02:54Z
dc.date.issued2014-01-29
dc.identifier.citationFERRAZ, Juliana Schlatter de Lima. A memória na aprendizagem matemática. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4454
dc.description.abstractThe present work arose from a need to better understand the cognitive of students, not only as students, but as human beings. To do so, through a bibliographic research in neurology, psychology and pedagogy in order to understand the process of memorization, what types of information are more easily remembered and what can assist in this process. Furthermore, it approaches some concepts that may have lost its meaning in the routine usage, e.g. the concept of intelligence. A brief study of students and implementation of activities aimed at diagnosing the functioning of working memory was also done.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectBuffereng
dc.subjectReasoningeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleA memória na aprendizagem matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoO presente trabalho surgiu da necessidade de se compreender melhor o cognitivo dos alunos, não apenas como alunos, mas como seres humanos. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica na área de neurologia, psicologia e pedagogia, a fim de se entender o processo de memorização, quais os tipos de informações que são mais facilmente memorizadas e o que pode ajudar neste processo. Além disso, aborda alguns conceitos que podem ter perdido seu significado no uso rotineiro, como o conceito de inteligência. Foi feito também um breve estudo com alunos e aplicação de atividades que visam diagnosticar o funcionamento da memória de trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8296439306806022por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record