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dc.contributor.authorMagalhães, Arthur Alexandre
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:57Z
dc.date.available2014-12-15
dc.date.available2016-06-02T20:02:57Z
dc.date.issued2014-07-25
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470
dc.description.abstractThis work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAtividade exploratório-investigativapor
dc.subjectMetodologia científicapor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectOndulatóriapor
dc.subjectConteúdo digitalpor
dc.subjectObjetos educacionais digitaispor
dc.subjectDigital contenteng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectWaveseng
dc.subjectInvestigative methodologyeng
dc.titleConteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a produção de conteúdos digitais para o tema Ondulatória, a partir dos cadernos do Estado de São Paulo. As tecnologias fazem parte do cotidiano dos estudantes, e podem ser utilizadas como ferramentas motivacionais no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos digitais consistem em conjuntos de Objetos Educacionais Digitais (OEDs), tais como vídeos, simulações e áudios, acompanhados com propostas de atividades que proporcionam uma participação ativa dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem. As atividades foram inspiradas na metodologia investigativa e possuem diferentes graus de liberdade, isto é, grau variável de intervenção do professor. Após aplicação dos conteúdos digitais e análise dos resultados obtidos, os autores concluem que nas atividades em que se concede maior liberdade aos estudantes levam a uma aprendizagem mais significativa. Para constatar os benefícios de se utilizar os OEDs na prática de ensino foram elaborados mapas conceituais, antes e após a aplicação dos conteúdos digitais. Após análise dos mesmos, pode-se constatar um grande avanço no que se diz respeito ao domínio dos conceitos básicos da ondulatória.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4217678767890330por


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