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dc.contributor.authorCaridá, Vinicius Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:50Z
dc.date.available2011-09-26
dc.date.available2016-06-02T19:05:50Z
dc.date.issued2011-06-14
dc.identifier.citationCARIDÁ, Vinicius Fernandes. Modelo adaptativo fuzzy genético, preditivo e multiobjetivo para despacho de AGVs. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/468
dc.description.abstractIn recent years, most companies apply techniques of industrial automation with the goal of increasing its efficiency. Increasingly Automated Guided Vehicles (AGVs) are used to transport work in factories and warehouses. The management of these AGV is the key to an efficient transport system. One of the main problems encountered in the management of AGV is the dispatching decision. This work proposes a method of dispatching of AGV with the ability to optimize the performance of flexible manufacturing systems (FMS) in real time. In the dispatching deciding can be chosen to optimize two objectives: makespan or tardiness. When the goal is to optimize the makespan are evaluated variables: distance, number of nodes, the input buffer and output buffer of the workstation. When the goal is to optimize the tardiness are evaluated variables: distance, number of nodes, task chaining, date of delivery. In both cases are also considered the time of the AGVs and the processing times of the workstations, so you can anticipate some decision-making. To perform the tests we used the softwares: Matlab, CPNtools and Automod, which allow simulations of how the method works dispatching AGVs before the method is implemented in factories. Based on the tests, we analyzed the improvement in makespan and tardiness compared to other studies, but also the flexibility of the method in which it is possible to exchange goals in operating time.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectDespacho de AGVspor
dc.subjectFuzzy logic.por
dc.subjectAlgorítmos genéticospor
dc.subjectSistemas flexíveis de manufaturapor
dc.subjectRepresentação de conhecimentopor
dc.subjectVeículo auto guiadopor
dc.subjectSistemas flexíveis de manufaturapor
dc.subjectAGV dispatchingeng
dc.subjectAutomated guided vehicleeng
dc.subjectFuzzy logic. Genetic algorithmeng
dc.subjectAGV controleng
dc.subjectFlexible manufacturing systemseng
dc.titleModelo adaptativo fuzzy genético, preditivo e multiobjetivo para despacho de AGVspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Morandin Júnior, Orides
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192845106907956por
dc.description.resumoNos últimos anos, mais empresas aplicam técnicas de automação industrial com o objetivo de aumentar sua eficiência. Cada vez mais Veículos Auto Guiados (AGVs) são usados para tarefa de transporte em indústrias e armazéns. O gerenciamento desses AGVs é a chave para um sistema de transporte eficiente. Um dos principais problemas encontrados no gerenciamento dos AGVs é a decisão de despacho. Esse trabalho propõe um método de despacho de AGV com capacidade de otimizar o desempenho de Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) em tempo real. Na tomada de decisão do despacho podem ser escolhidos dois objetivos para otimização: makespan ou tardiness. Quando o objetivo é otimizar o makespan são avaliadas as variáveis: distância, número de nós, buffer de entrada e buffer de saída das estações de trabalho. Quando o objetivo é otimizar o tardiness são avaliadas as variáveis: distância, número de nós, encadeamento de tarefas, data de entrega do produto. Em ambos os casos também são considerados os tempos dos AGVs e os tempos de processamento das estações de trabalho, para que seja possível adiantar algumas tomadas de decisões. Para realizar os testes foram usados os softwares MatLab, CPNtools e Automod, os quais permitem que simulações do funcionamento do método de despacho de AGVs antes que o método seja implementado em fábricas. Com base nos testes realizados, analisou-se as melhoras no makespan e tardiness em comparação com outros trabalhos, como também a flexibilidade do método no qual é possível a troca de objetivos em tempo de operação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0843328163052788por


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