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dc.contributor.authorSantos, Wiliam Pianco dos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:12Z
dc.date.available2012-02-15
dc.date.available2016-06-02T20:23:12Z
dc.date.issued2011-08-25
dc.identifier.citationSANTOS, Wiliam Pianco dos. A alegoria histórica em Manoel de Oliveira: um filme falado. 2011. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5593
dc.description.abstractThis research consists of a discourse analysis of Um filme falado (2003), from the Portuguese film director Manoel de Oliveira. The idea is to investigate the meanings implied in the historical allegory built by the director in that film, questioning the notions of nation and globalization. In this sense, the theoretical references are conducted to the implications of the allegory in cinematographic discourse, as well as the interdisciplinary field located between the Cinema and History. For such end, thematic and formal aspects will be dealt based on the film analysis of the work in question.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilme cinematográficopor
dc.subjectOliveira, Manoel, 1908-por
dc.subjectAlegoria históricapor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectMulticulturalismo policêntricopor
dc.subjectManoel de Oliveiraeng
dc.subjectUm filme faladoeng
dc.subjectHistorical allegoryeng
dc.subjectNationeng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectPolycentric multiculturalismeng
dc.titleA alegoria histórica em Manoel de Oliveira: um filme faladopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paiva, Samuel José Holanda de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222933274927263por
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa consiste em uma análise do discurso fílmico de Um filme falado (2003), do diretor português Manoel de Oliveira. A ideia é investigar os sentidos implicados na alegoria histórica construída por esse realizador no referido filme, problematizando-se as noções de nação e globalização. Nesse sentido, os referenciais teóricos estão orientados para as implicações da alegoria no discurso cinematográfico, assim como para o campo interdisciplinar localizado entre o Cinema e a História. Desta maneira, serão tratados aspectos temáticos e formais a partir da análise fílmica da obra em questão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0171958971463706por


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