Show simple item record

dc.contributor.authorMontanaro, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:13Z
dc.date.available2013-01-29
dc.date.available2016-06-02T20:23:13Z
dc.date.issued2010-11-19
dc.identifier.citationMONTANARO, Paulo Roberto. The production of didactic and educational audio-visual e-learning material at UFSCar. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5603
dc.description.abstractThis survey aims to collect data on the production of audiovisual content intended for undergraduate courses in e-learning mode. Mapped Thus, each of the elements produced, their production system and the actors who work directly or indirectly in the construction of these materials. Therefore, we attempted to trace a brief history of the development of several other audiovisual productions over the years that have passed, so that they know the way political, aesthetic and linguistic achievements they had so far. Likewise, it also draws a picture on the understanding of the system applied in the university, through the project called Universidade Aberta do Brasil, known by the acronym UAB, as well as its structure around a specific department, the Secretaria Geral de Educação a Distância, or SEaD, within the Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - which is also critical to understand that one can macroscopically pedagogical issues, techniques and systematic material produced there. Thus, the creation of an audiovisual team within the structure of this department is essential for the project shows that the process of teaching and learning for the proposed project, since the use of multiple media is the basic assumption in this system. The evolution of team formation, their training and the duties performed by each of its elements are extremely important for understanding the intentions of undergraduate courses created and there is part of this research, as well as developments in its production process, procedures and results. That said, means the audiovisual production focused on e-learning as part of a larger system and complex content and instructional materials were defined and delimited by the collaboration between the different actors involved in the process, as well as limitations and technical characteristics of the process, production time and internal policies of the political-pedagogical project of the institution and the course as a whole.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação audiovisual - estudo e ensinopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectAudiovisual educativopor
dc.subjectProdução audiovisualpor
dc.subjectAudiovisual educationeng
dc.subjecte-Learningeng
dc.subjectAudiovisual Productioneng
dc.subjectLearning materialseng
dc.titleA caracterização da produção de materiais didáticoeducativos audiovisuais para educação superior a distância na UFSCarpor
dc.title.alternativeThe production of didactic and educational audio-visual e-learning material at UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santiago, Glauber Lúcio Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385173410103898por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo o levantamento de dados sobre a produção de conteúdos audiovisuais destinados a disciplinas de graduação na modalidade de Educação a Distância. São mapeados, assim, cada um dos elementos produzidos, seu sistema de produção e os atores que trabalham, direta ou indiretamente, na construção destes materiais. Para tanto, buscou-se traçar um pequeno histórico acerca do desenvolvimento de diversas outras produções audiovisuais ao longo dos anos que se passaram, para que se conheça o caminho político, estético e linguístico que estas realizações tiveram até o presente momento. Da mesma forma, também é desenhado um panorama sobre o entendimento do sistema aplicado na universidade, por meio do projeto estatal chamado Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como a sua estruturação em torno de uma secretaria específica, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), dentro da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que também é fundamental para que se possa entender macroscopicamente questões pedagógicas, técnicas e sistemáticas do material ali produzido. Deste modo, a criação de uma equipe audiovisual dentro da estrutura desta secretaria se mostra essencial para o projeto de que o processo de ensino e aprendizagem proposto pelo projeto, visto que a utilização de diversas mídias é pressuposto básico neste sistema. É parte desta pesquisa a evolução da formação da equipe, sua formação e as funções desempenhadas por cada de seus elementos são de extrema importância para o entendimento das pretensões dos cursos de graduação ali criados e, também, a evolução em seu processo de produção, procedimentos e resultados. Isto posto, entende-se a produção audiovisual focada na Educação a Distância como parte de um sistema maior e complexo de conteúdos e materiais didáticos, sendo definidos e delimitados pela colaboração entre os diversos agentes envolvidos no processo, bem como limitações e características técnicas do ambiente, tempo de produção e políticas internas do projeto político-pedagógico da instituição e dos cursos como um todo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9722367900588242por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record