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dc.contributor.authorVasques, Alexandre Ramos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:14Z
dc.date.available2013-06-18
dc.date.available2016-06-02T20:23:14Z
dc.date.issued2012-09-20
dc.identifier.citationVASQUES, Alexandre Ramos. Nos rastros de Limite : um estudo de caso na história da preservação das imagens em movimento no Brasil. 2012. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5609
dc.description.abstractThe theme of this work is the film preservation in Brazil and its focus is the film preservation history of Limite (Mário Peixoto, 1931). In the introduction we situate our research within a Brazilian reality of appreciation of academic studies on the preservation of moving images, showing, in advance, some works, produced recently that have become fundamental sources of consultation in our research. In addition to the technical and historical sources, we also present in our bibliographic clipping related to Limite. The origins of our primary sources of research, filmic materials of Limite are also reported in the first lines of our work. In the first chapter of our work we try to approach the field of audiovisual archiving reader, describing each of the technical terms and concepts relevant to the preservation and restoration of audiovisual used throughout the text. In the second chapter, we give an account of contemporary Limite production years, and also of his rare nitrate copy views. The third chapter addresses issues related to the process of restoring physical chemistry of Limite s filmic materials, demand created by precarious conditions presented by the nitrate copy of the film, extending up to the purchase of materials and direct films on the work by Embrafilme, in 1980. The fourth chapter presents and analyzes some stretches of finegrain print, masters and master copy examined during our research, creating the necessary conditions to draw some conclusions about the handling incurred by work, dating from 1930 until 1980.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFilmes - preservação e conservaçãopor
dc.subjectCinematografia - conservação e restauraçãopor
dc.subjectCinemateca brasileirapor
dc.subjectMuseu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)por
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectAudiovisual preservationeng
dc.subjectRestorationeng
dc.subjectAudiovisualeng
dc.subjectCinemateca Brasileiraeng
dc.subjectCinemateca do MAMeng
dc.titleNos rastros de Limite : um estudo de caso na história da preservação das imagens em movimento no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890886509956837por
dc.description.resumoO tema deste trabalho é a preservação de filmes no Brasil e o seu foco é a história da preservação do filme Limite (Mário Peixoto, 1931). Na introdução procuramos situar nossa pesquisa dentro de uma realidade brasileira de valorização de estudos acadêmicos sobre o universo da preservação das imagens em movimento, apresentando, de antemão, algumas obras, produzidas recentemente que se tornaram fontes fundamentais de consulta em nossa pesquisa. Além das fontes técnicas e históricas, procuramos também, apresentar na introdução nosso recorte bibliográfico relacionado a Limite. As origens de nossas fontes primárias de pesquisa, os materiais fílmicos de Limite, também são informadas nas primeiras linhas de nosso trabalho. No primeiro capítulo de nosso trabalho procuramos aproximar o leitor do campo da arquivística audiovisual, descrevendo cada um dos termos técnicos e conceitos pertinentes à preservação e restauração audiovisuais utilizados ao longo do texto. No segundo capítulo, procuramos dar conta dos anos contemporâneos à produção de Limite, e também de suas raras exibições em cópia nitrato. O terceiro capítulo aborda questões relacionadas ao processo de restauração físico-química dos materiais fílmicos de Limite, demanda criada pelas condições precárias apresentadas pela cópia em nitrato do filme, estendendo-se até à compra dos materiais fílmicos e dos diretos sobre a obra pela Embrafilme, em 1980. O quarto capítulo apresenta e analisa alguns trechos do contratipo, másteres e cópia máster examinados durante nossa pesquisa, criando as condições necessárias para tirarmos algumas conclusões sobre as manipulações sofridas pela obra, datadas desde 1930 até 1980.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4869152541037526por


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