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dc.contributor.authorLinzmayer, Gustavo de Castro
dc.date.accessioned2016-06-02T20:23:16Z
dc.date.available2014-11-13
dc.date.available2016-06-02T20:23:16Z
dc.date.issued2014-09-15
dc.identifier.citationLINZMAYER, Gustavo de Castro. O papel da iniciativa pública na produção nacional de games. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5621
dc.description.abstractTo fulfill its purpose, we will get this work started from the present conditions of the national videogame production. That is a rising industry with increasing attention from the national state because of its potential in many aspects, such as the economical, educational and artistic ones. At the same time, the industrial polices are restricted and discontinuous and the development experiences take place with a great deal of inequality, and the production is concentrated mostly in some specific locations, without a large development tradition. Because of that, we have chosen to carry out case studies about videogames produced with support resources from state agencies industrial polices. Thus, we search to analyze the effects of these initiatives in specific videogames, on their inherent content and form as well as aspects such as their team design, work method, their relationship with supporters and the task of videogame advertising and distribution. We search, in this sense, to understand how state oriented industrial policy can be seized, what are the difficulties faced by producers, the result oriented most successful ways of conduct and the mistakes that were made along the way. Such a manner, we propose to indicate some possible coordinates and prospects for the foreseeable future of the national videogame production.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectVideo gamespor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectIncentivo à culturapor
dc.subjectProduçãopor
dc.subjectBrasil - políticas públicaspor
dc.titleO papel da iniciativa pública na produção nacional de gamespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santiago, Glauber Lúcio Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385173410103898por
dc.description.resumoPara cumprir seu objetivo, parte-se, neste trabalho, das condições atuais da produção nacional de games. Trata-se de um setor em ascensão que tem recebido atenção crescente do estado por conta de seu potencial em dimensões diversas, tais como a mercadológica, a pedagógica e a artística. Ao mesmo tempo, as medidas de incentivo são pontuais e descontínuas e as experiências de desenvolvimento ocorrem com bastante desigualdade, sendo a produção concentrada em algumas regiões, sem que haja uma grande tradição de desenvolvimento. Por conta disso, optou-se por realizar estudos de caso de games produzidos com aporte de recursos advindos de medidas de incentivo de instâncias estatais. Dessa forma, busca-se analisar as consequências dessas iniciativas em games específicos, tanto no que diz respeito ao seu conteúdo e forma intrínsecos quanto a aspectos como a configuração das equipes, sua metodologia de trabalho, sua relação com os apoiadores, o trabalho de divulgação e a distribuição dos jogos. Procura-se, assim, compreender de que maneira o apoio estatal pode ser aproveitado, quais são as dificuldades enfrentadas pelos produtores, as formas que obtiveram os melhores resultados e os erros cometidos. Através disso, propõe-se apontar algumas direções possíveis e perspectivas para o futuro da produção de games nacionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5186806883884478por


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