Show simple item record

dc.contributor.authorPilla, Adriana de Sousa
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:24Z
dc.date.available2015-04-16
dc.date.available2016-06-02T20:25:24Z
dc.date.issued2015-03-16
dc.identifier.citationPILLA, Adriana de Sousa. Docência em língua espanhola: sentidos produzidos pela publicidade de escolas de idiomas. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5800
dc.description.abstractThis research's overall aim is to identify which meanings on teaching are produced and put into circulation by language schools advertising and which of these meanings refer specifically to Spanish Language. This is a qualitative-interpretative research that takes as object of analysis advertisements of four of the main Brazilian language schools franchising. We consider that the aspects related to the material conditions of the profession, linked with other historical aspects, contribute to the creation of meanings about the Spanish language and its teaching in Brazil. We trace, then, a historical overview on the Spanish language teaching in Brazil since Leffa (1999), Picanço (2003), and Daher(2006), we discuss theoretical aspects of the teaching professionalism based on Shulman (2005), Tardif (2002), and Gauthier (2006), and we support our studies on the Socio-discursive Interactionism proposed by Bronckart (2006, 2008,2009, 2012) and Machado (2009) to substantiate our discussions and text analysis. As results, our analysis indicates that language schools advertisements give emphasis to didactic material use (unique, updated, modern ones), and also on the school s Teaching Methods and their technologies, considering the teacher's role as something less important in the process. In this aspect, they confirm the results of previous researches about prescriptive texts (MACHADO et alii, 2009, p.25) in which teachers take position as simple adjuvants or instruments of a process ( ) her/his main work is represented as being the one who applies principles, contents, and the prescribed methodologies .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectInteracionismo sócio-discursivopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectSpanish languageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectSocio-discursive interactionismeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleDocência em língua espanhola: sentidos produzidos pela publicidade de escolas de idiomaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gregolin, Isadora Valencise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1015869228676997por
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa é identificar quais sentidos sobre a docência são produzidos e postos em circulação pela publicidade de escolas de idiomas e quais desses sentidos referemse especificamente à língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativointerpretativista, que toma como objeto de análise publicidades das 4 principais franquias de escolas brasileiras de idiomas. Consideramos que os aspectos relacionados com as condições materiais da profissão, aliados a outros de caráter histórico, contribuem para a criação de sentidos sobre a língua espanhola e seu ensino no Brasil. Traçamos, dessa forma, um panorama histórico sobre o ensino de espanhol no Brasil a partir de Leffa (1999), Picanço (2003) e Daher (2006), discutimos aspectos teóricos da profissionalidade docente baseados em Shulman (2005), Tardif (2002) e Gauthier (2006) e nos apoiamos na proposta do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 2008, 2009, 2012) e Machado et alli (2009) para fundamentar nossas discussões e análises dos textos. Como resultados, nossas análises apontam que as publicidades das escolas de idiomas enfatizam o uso dos materiais didáticos (exclusivos, atualizados, modernos), dos métodos de ensino da escola e das tecnologias, considerando o papel do professor como algo menor no processo. Nesse sentido, confirmam resultados de pesquisas anteriores sobre textos prescritivos (MACHADO et alii, 2009, p.25) nos quais os professores ocupam posição de simples adjuvantes ou instrumentos de um processo (...) seu trabalho maior é representado como sendo o de aplicar princípios, os conteúdos e as metodologias prescritas .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3354309085151461por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record